Representantes da empresa Imetame anunciaram aos empresários e lideranças da Cachoeiro Stone Fair que até 2024 o Espírito Santo poderá receber navios de grande porte no Porto Aracruz, que está em construção no Norte do Estado.
O futuro porto terá capacidade para receber navios de longo curso, que atendem Asia, Europa e Estados Unidos, com profundidade (calado) de até 17 metros e que são maiores do que os que tem atracado atualmente no Espírito Santo.
O navio New Post Panamax, por exemplo, tem 366 metros de comprimento. Para ter ideia, sua extensão é equivalente ao comprimento de 3,5 campos de futebol.
Atualmente, a falta de um porto para navios de longo curso é um grande entrave para o setor de rochas ornamentais.
“O setor de rochas assim como o de café são setores que geram emprego no Estado inteiro. E ambos dependem de embarques de contêineres. Só que o Espírito Santo não tem porto de águas profundas para embarcar contêiner”, destacou o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado.
Sem esse porto no Espírito Santo, as grandes embarcações não chegam ao estado. Com isso, os conteineres são colocados em navios menores no Porto de Vitória e de lá seguem de cabotagem até outros portos do país, como o de Santos, onde é feito o transbordo da mercadoria para as grandes embarcações.
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👉 Entrar no GrupoDe acordo com o diretor da Imetame, Anderson Carvalho, as obras do novo porto começaram em junho de 2021. “Já estamos com o quebra-mar norte praticamente concluído e outras frentes avançam”, disse.
A meta, segundo ele, é poder receber os primeiros navios no segundo semestre de 2024.
“Acreditamos que vamos conseguir apoiar todo seguimento produtivo do Espírito Santo”, destacou Anderson.
Ele destaca que esse tempo a mais no envio e no recebimento de mercadorias aumenta o custo com transporte. Com o Porto Aracruz, os grandes navios vão poder atracar, acelerando o processo.