sáb 18/maio/2024 04:23
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Empresária de Cachoeiro faz um resgate da história do setor de rochas ornamentais

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Quem vê a empresária Araciene Scaramuzza Pessim transitar com segurança e participando de eventos nacionais e internacionais representando Cachoeiro de Itapemirim e o setor de rochas capixaba, não imagina que ela é bisneta do imigrante italiano Luigi Scaramuzza, em cujas terras, em Prosperidade, a extração de mármore branco começou ainda na década de 1950.

“A mineração aconteceu nas terras do meu bisavô, que arrendou sua área para um sobrinho, Horácio Scaramussa “, detalhou Araciene.

A empresária diz que isso permitiu que fosse realizada a primeira mineração do setor de rochas capixaba, que marca o contínuo progresso que é visto no ramo até os dias de hoje.

“A partir do sim do meu bisavô Luigi Scaramussa, favorável ao arrendamento e admirador da coragem de Horácio Scaramussa, o setor de rochas capixaba teve início”, enfatizou a empresária, que é gestora da Gramobras Granitos, iniciada pelo seu pai há quase 40 anos, e da Áquila Stone Design.

A empresária apresentou essas e outras histórias na Primeira Exposição Histórica do Setor de Rochas Capixaba na Feira Nacional de Design e Arquitetura (Fenarq), realizada recentemente em Cachoeiro.

A empresária dividiu seu relato histórico em três partes. Na primeira ela retratou a vida de Henriqueta Rios de Souza, que em 1902 realizou a publicação do primeiro relatório geológico do setor de rochas capixaba, um fato de grande importância histórica.

Araciene destacou que a força e a obstinação de Henriqueta foi apresentada aos que prestigiaram a Fenarq.

Na segunda etapa, frisa a empresária, foi apresentado o desenvolvimento do Espírito Santo a partir dos descendentes dessa matriarca.

Na terceira parte da exposição histórica Araciene tornou conhecida a saga dos imigrantes italianos na primeira mineração de rochas nas terras do bisavô Luigi Scaramuzza em Prosperidade.

Para fundamentar sua narrativa a empresária apresentou documentos da época, contou a história do primeiro tear de serragem de mármore e os números atuais que projetam o Brasil para o quarto lugar mundial em produção de rochas. O curador técnico desta exposição foi o Arquiteto Nelson Napolitano.

Mas a participação da empresária foi além dos relatos históricos que apresentaram fatos extremamente relevantes para o setor de rochas, e no qual sua família é protagonista.

Araciene também participou do projeto que  estruturou o piso com placas maciças de rochas, posicionadas de forma paginada, formando belíssimos desenhos.

Apresentou também peças de design com tecnologia avançada de corte, uma especialidade da Gramobras, que foi projetado com exclusividade para o evento e que atraíram a atenção e os aplausos dos visitantes e expositores.

“Toda a Exposição Histórica foi apresentada em painéis de mármore que produzi para proporcionar simultaneamente a apreciação da história e da beleza dos mármores do sul do Estado”, destaca.

Feliz com a aceitação do seu trabalho, Araciene Scaramuzza Pessim se prepara para levar o resultado de sua pesquisa a outros espaços, que ainda não foram definidos.

Mas faz questão de destacar que foi gratificante relembrar a história de sua família e de outras que fizeram toda a diferença na trajetória social e econômica de Cachoeiro. 

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Theodorico Ferraço-01-02

Em carta aberta, Ferraço anuncia sua pré-candidatura para prefeito de Cachoeiro

audiencia-camara-cachoeiro-emprestimo-victor-coelho-16-05-2024 (1)

Audiência pública em Cachoeiro: prefeito esclarece empréstimo internacional e debate com a comunidade

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana, diz pesquisador

qualificar-itapemirim

Abertas mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos pelo programa Qualificar ES

Leia mais