ter 21/maio/2024 19:59
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Gilson Rosa e Renata Fiório. Foto: Ramon Barros.

Empresário Gilson Rosa é indicado ao título de “Cachoeirense Presente 2024”

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

O nome do empresário Gilson Rosa, 66 anos, foi indicado para receber o título “Cachoeirense Presente 2024”, na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

A proposta foi apresentada pela advogada Renata Fiório, e encaminhada ao presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, vereador Brás Zagotto, solicitando que o nome do proprietário da fábrica de salgados artesanais, a “Afrodisíaca Salgados”,seja apreciado em Plenário pelos vereadores.

“Em janeiro, estávamos conversando sobre a festa de Cachoeiro, o glamour do baile a rigor, a festa do padroeiro e eu disse que ele poderia ser candidato a cachoeirense presente. Ele titubeou no início mas eu me comprometi a indicar porque ele faz muito pela cidade, é animado, espontâneo, dá emprego para a população, é resiliente e mesmo sendo assaltado não fecha o negócio. Eu vejo no Gilson as qualidades de uma pessoa que agrega muito ao município”, disse Renata.

Gilson Rosa é o segundo candidato ao título. O presidente da Câmara, vereador Brás Zagotto, ressalta que já existe a indicação do nome do superintendente do Hospital Evangélico (Heci), Wagner Medeiros, considerado uma figura importante para a saúde de Cachoeiro e todo sul do estado e um dos principais responsáveis pelo crescimento do hospital.

“Em cada ano duas pessoas são homenageadas, um Cachoeirense presente e outro ausente, além disso existem outras homenagens que serão entregues às pessoas que se destacaram no município. Por exemplo: o título de empresário do ano é uma homenagem que cabe bem para o Gilson Rosa”, sugere Zagotto.

Gilson Rosa recebeu a informação com entusiasmo e gratidão. “Fui informado de que está protocolado na Câmara um pedido para eu ser escolhido como Cachoeirense Presente 2024. Só por este fato já estou radiante de alegria, afinal, amo a cidade onde nasci. Talvez se eu fosse pré candidato, não teria esta indicação. Se eu não ganhar, tudo bem. Apenas o fato de ser lembrado me fornece mais e mais razões para viver. Eu precisava dividir esta alegria”, comemorou o empresário.

Gilson conta que o sentimento é o mesmo caso receba o título de “Empresário do Ano”, na Câmara Municipal. “Tenho na minha empresa 200 funcionários, todos cadastrados. Eu compro tudo que eu posso dentro de Cachoeiro, valorizo os nossos produtos e mercadorias. A cebolinha, salsa, hortelã, aipim, tudo que é produzido aqui eu consumo. Da mesma forma, me sinto muito honrado com a possibilidade de ser considerado o empresário do ano”.

Foto: Divulgação

Quem é Gilson Rosa

Filho de ferroviário, Gilson Lourenço Rosa, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim em 27 de outubro de 1957. Estudou Patologia Clínica e trabalhou na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro e, simultaneamente, por trabalhar à noite, foi voluntário na Apae.

Após 1978 dedicou-se, exclusivamente, ao magistério em diversas escolas municipais, estaduais e particulares. Para preencher cargas horárias, tornou-se polivalente, lecionando várias matérias, inclusive português, a sua preferida. Formado também em administração, Gilson ingressou na Caixa Econômica Federal, onde se aposentou.

Por um período, dedicou-se à arte como teatro, música,violão e pintura a óleo sobre tela. Como artista plástico, fez várias exposições dos seus trabalhos. Lançou dois livros: Retrato Falado e Três faces em abandono. Também lançou um CD, interpretando o Melhor da Música Popular Brasileira (1999).

É viúvo, tem dois filhos e dois netos. Em 2001, iniciou a empresa que hoje é a maior Fábrica de Salgados Artesanais do Espírito Santo com 21 anos de atividade, gerando dezenas de postos de trabalho.

Além de empresário, Gilson Rosa participou do Conselho de Turismo e foi Diretor Administrativo do Consórcio da Rota dos Vales e do Café.

Em 2019, criou o Projeto “A Arte de Viver”, onde os idosos, hospedados em asilos, são orientados para elaborar pinturas de paisagens.

 

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais