sáb 25/janeiro/2025 05:57
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Sesp

Empresários são presos em fiscalização de comércio clandestino de combustível

redacao
Redação Dia a Dia

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Prefeitura de Viana realizou, nessa sexta-feira (15), Dia do Consumidor, uma operação para combater o comércio clandestino de combustível.

Durante a ação, dois empresários foram presos em flagrante por utilizarem uma oficina como posto de combustível clandestino em Viana e venderem gasolina adulterada.

De acordo com o titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, vender gasolina adulterada é crime e pode representar risco para vida dos passageiros porque o combustível adulterado prejudica o funcionamento de veículos.

“A empresa não tinha autorização da Agência Nacional de Petróleo nem licença da Prefeitura de Viana para funcionar”, informou o delegado.

Os dois empresários detidos foram encaminhados ao sistema prisional capixaba. Eles podem pegar até cinco anos de prisão.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

As investigações começaram após denúncia feita ao Ministério Público sobre venda ilegal de combustível no município de Viana. De acordo com a Decon, a fiscalização será feita em outros municípios também.

Queixas de consumidores

O delegado Eduardo Passamani citou as principais queixas apresentadas pelo consumidor capixaba que procura a delegacia para denunciar práticas que eles consideram crime ou para tentar uma composição civil por se sentirem lesados.

“As reclamações mais comuns são as fraudes em consórcio, problemas com revendas de veículos e empresas que descontam empréstimos consignados não realizados. As empresas que mais desrespeitam os direitos do consumidor são as do ramo financeiro, de consórcio e empréstimo consignado”, disse Passamani.

O delegado ressalta que nem toda irregularidade civil é crime. “Uma compra ou serviço atrasado ou desacerto contratual, como marcenaria atrasada por exemplo, pode ensejar reparação civil, mas não criminal. Nesses casos, somente o Procon ou a Justiça podem reparar o dano”, afirma o titular da Decon.

Oficinas fiscalizadas na operação desta sexta-feira:

Fotos: Divulgação/Decon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cachoeiro vai convocar aprovados em concurso público

Cachoeiro divulga calendário de convocação dos aprovados em concurso público

Muretas irregulares sendo retiradas das vias de Cachoeiro

Prefeitura conclui remoção de muretas irregulares de trânsito em Cachoeiro

Festa da Uva e do Vinho em São bento de Urânia

São Bento de Urânia realiza 59ª edição da Festa da Uva e do Vinho

Volta às aulas em Cachoeiro de Itapemirim

Volta às aulas: ano letivo de Cachoeiro começa dia 5 de fevereiro

Piúma anuncia chamamento de concursados

Piúma anuncia chamamento de 129 novos concursados

Luau católico em Marataízes

Luau Católico será realizado nesta sexta-feira em Marataízes

Audiência vai discutir concessão Ferrovia Vitoria-Rio

ANTT anuncia datas e locais de audiência pública sobre concessão da Ferrovia Vitória-Rio

Marataízes vai receber o trio de volta

Trio elétrico volta a agitar Marataízes

Leia mais
plugins premium WordPress