A variante Éris da Covid-19 chegou ao Espírito. Três pessoas foram diagnosticadas com suspeita dessa nova cepa, na Região Metropolitana do estado. A informação foi dada, na tarde desta quarta-feira (27), durante coletiva de imprensa on-line da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para apresentar informações sobre a incidência da Covid-19 entre os capixabas.
“Identificamos três amostras dessa nova variante aqui na Região Metropolitana. Apesar dela ter sido identificada recentemente, não aponta gravidade e sim aumento na positividade”, esclarece o subsecretário de Vigilância em Saúde Orlei Cardoso. A variante pode ser entendida como o vírus que mudou durante seu processo de replicação.
O secretário Miguel Duarte e o subsecretário Orlei Cardoso apresentaram um painel com o levantamento da doença e da cobertura de vacinação no período de janeiro a agosto de 2023. Eles ressaltaram a baixa cobertura das doses da vacina ambivalente, que são aquelas que protegem das novas variantes da Covid-19, como a Éris por exemplo, especialmente em idosos e pessoas com comorbidades.
Orlei destacou que foram aplicadas 598.159 doses da bivalente e fez um apelo para que a população faça esse reforço e atualize a carteira de vacina. Depois de duas doses da monovalente é importante aguardar quatro meses e tomar a ambivalente, especialmente as pessoas do grupo de risco maior que são os idosos ou com alguma outra doença.
“Estamos com apenas 14% de cobertura da população vacinada com a ambivalente e 90% da monovalente, mas precisamos alertar que a ambivalente foi criada para proteger das variantes que surgem da Covid-19.”
A variante Éris foi detectada pela primeirra vez no dia 17 de fevereiro de 2023, na Indonésia. Desde o dia 19 de julho de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificá-la como uma variante sob monitoramento.
Óbitos
Nos primeiros oito meses deste ano a Sesa contabilizou 120 óbitos no Espírito Santo, causados pela Covid-19, cujo perfil principal é de pessoas com idades acima de 75 anos, sendo que 68% deste número de pacientes precisaram ser internados e 35% estão com o esquema de vacinação incompleto ou sem nenhuma dose.
Está em estudo a inclusão da vacina no calendário anual do Espírito Santo, com prioridade para crianças e idosos.
Sintomas da Variante Eris
A Variante Eris exibe sintomas semelhantes aos de outras variantes da covid-19, incluindo:
febre;
dor de garganta;
cansaço;
dor de cabeça;
perda de olfato e paladar;
tosse.
Saiba mais
A Variante Eris é o apelido dado a EG.5, nova variante do Sars-CoV-2 monitorada pela Organização Mundial da Saúde. Ela pertence à linhagem Ômicron e apresenta mutações no aminoácido da proteína spike que a diferenciam das demais cepas. Essas mutações têm contribuído significativamente para sua alta transmissibilidade e habilidade de escapar do sistema imunológico.