sáb 27/julho/2024 01:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Palácio Anchieta, sede do governo do Estado. Foto: Secom

ES é um dos estados mais competitivos do país, diz Centro de Liderança Pública

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O Espírito Santo continua sendo o 5° Estado mais competitivo do País, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O ranking, divulgado nesta quinta-feira (30), avalia as 27 unidades da Federação em dez pilares. O Espírito Santo foi destaque nos indicadores de Eficiência da Máquina Pública (1°), Infraestrutura (4°) e subiu quatro posições no pilar de Inovação, atingindo o 9° lugar no ranking, além de manter o 1° lugar em Solidez Fiscal.

O governador Renato Casagrande destacou que o Espírito Santo é um estado com uma população pequena em relação aos vizinhos, e também não é um grande centro consumidor, e que por isso é preciso ser competitivo, e que para manter a mesma posição do ano passado, o governo está realizando investimentos recordes no Estado.

“Precisamos ser um estado inovador, com logística eficiente e educação de referência. O Espírito Santo é Nota A do Tesouro Nacional desde 2012, além de ter o melhor Ensino Médio e a melhor gestão fiscal do Brasil. Tudo isso aliado a um bom ambiente institucional e que traz segurança aos investidores”, pontuou Casagrande ao falar sobre os resultados.

O governador lembrou ainda que o Espírito Santo é o Estado mais transparente do País na administração pública e que, entre os outros indicadores, tem a segunda maior esperança de vida entre todas as Unidades da Federação, acima da média nacional (79,1 anos ante 76,6 da média do Brasil).

“Somos também o único estado que reserva parte dos recursos do petróleo para o futuro, com o Fundo Soberano. O Espírito Santo pode ser pequeno, mas é valente”, destacou.

Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o ranking mostra as potencialidades do Espírito Santo para investidores, empresários e cidadãos.

O secretário ressalta que o Espírito Santo é o Estado mais organizado do País e o Ranking de Competitividade confirma essa informação, e que está subindo em algumas posições ao longo de cada edição e mostrado que o governador Renato Casagrande tem tomado decisões assertivas no percurso da gestão.

“Por isso, estamos colhendo resultados tão positivos, mantendo as contas públicas em dia, a Nota A no Tesouro Nacional, a melhor nota na avaliação do Ensino Médio e os investimentos feitos no Fundo Soberano e no Fundo Exclusivo de Investimento em Participações (FIP), voltado para empresas inovadoras”, afirmou.

Hoffmann também destacou o bom ambiente institucional que tem reflexo na economia capixaba com a atração de novos negócios, e que o propósito é avançar ainda mais.

“No que compete à inovação, ocorreu um avanço significativo de quatro posições, com destaque para o indicador de ‘Bolsa de Mestrado e Doutorado’, com o crescimento de quinze posições neste ano”.

Hoffmann enfatiza também que o Estado, tem investido e estimulado a inovação de forma constante, por meio de projetos inovadores, informatização de processos e serviços públicos, bem como apoio à academia, escolas, universidades, pesquisadores e alunos.

Para o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, o ranking ressalta que o Governo do Espírito Santo segue na direção certa.

Segundo ele, com ações planejadas e contas organizadas, o Espírito Santo registra o maior volume de investimentos da história e realiza programas e projetos que são fruto de políticas públicas baseadas em dados e evidências, em benefício de todos os capixabas.

Duboc destaca que isso acontece mesmo quando o país atravessa a maior crise sanitária dos últimos 100 anos. “Nos destacamos nacionalmente, ocupando a quinta posição entre os Estados do País. No Sudeste, estamos na 2ª posição, só perdendo para São Paulo, que lidera o ranking nacional”.

O secretário de Planejamento diz que esse é um resultado que revela a qualidade e a eficiência do Governo, que, com suas entregas, tem melhorado a qualidade de vida dos capixabas.

“O Governo do Estado vem fazendo o Espírito Santo avançar cada vez mais, sob a liderança do governador Renato Casagrande”, pontuou Duboc.

Evolução da competitividade do Espírito Santo:

2016: 6º
2017: 8º
2018: 8º
2019: 6º
2020: 5º
2021: 

Posição do Espírito Santo nos dez pilares:

Solidez Fiscal: (1°)

Eficiência da Máquina Pública: (1°)

Infraestrutura: (4°)

Sustentabilidade Ambiental: (7°)

Educação: (8°)

Sustentabilidade Social: (8°)

Inovação: (9°)

Segurança Pública: (14°)

Capital Humano: (18°

Potencial de Mercado: (27°)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais