qui 21/novembro/2024 16:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

ES vai receber a 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste

redacao
Redação Dia a Dia

Dez municípios capixabas vão receber a 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste. Marataízes, Piúma, Anchieta, Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vila Velha e Vitória fazem parte da rota das equipes que vão percorrer o Estado, de 6 a 11 de maio.

A caravana vai levar capacitação profissional e informações para prevenção e vigilância da Monilíase do cacaueiro e da Influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

Os grupos serão distribuídos em comunidades rurais e instituições de ensino e atuarão como agentes de multiplicação nos principais municípios que concentram essas atividades produtivas.

De acordo com o superintendente Federal de Agricultura no Estado, Guilherme Gomes de Souza, as capacitações serão realizadas em sistema de imersão, com apresentação de conhecimento teórico e realização de atividades práticas de educação sanitária.

“A caravana atuará de forma simultânea e independente em dois temas de suma importância para a defesa sanitária do Espírito Santo, a Monilíase do cacaueiro, uma vez que o ES é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, e a Influenza aviária, doença que foi registrada pela primeira vez no estado capixaba no ano passado”, esclarece o superintendente Federal de Agricultura no ES, Guilherme Gomes de Souza.

Capacitação por imersão é uma prática que promove alta exposição a um determinado tema. É um treinamento voltado a uma temática específica, sobre um assunto pontual e de alta relevância. Este é um método de ensino que coloca o profissional em contato direto com o que está sendo abordado.

A estimativa é de que o evento de educação sanitária alcance um público de, aproximadamente, 1,2 mil pessoas, entre multiplicadores (fiscais e técnicos federais e estaduais agropecuários, profissionais de prefeituras municipais, agentes de saúde, professores); estudantes, agricultores, pescadores e população em geral.

Monilíase do cacaueiro

A ação, que é promovida pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA-ES) e faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária (Proesa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), contará com apoio e participação de diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-sao-mateus-20-11-2024

Governador autoriza construção de contorno em São Mateus

banestes-jeronimo-monteiro-20-11-2024

Bandidos fazem buraco na parede e invadem banco em Jerônimo Monteiro

cafe-conilon-20-11-2024

Café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

henrique-priscila-advogados-OAB-19-11-2024

A 3 dias das eleições na OAB, Henrique e Priscilla intensificam agenda com advogados

ciclista Duramir

Filho e nora de ciclista assassinado em Cachoeiro vão a júri popular

fotos - sesc-cachoeiro-18-11-2024

Sesc abre processo seletivo em Cachoeiro para professores com salário de R$ 3,4 mil

PM

Homem é preso após morder rosto da mulher e da filha em Muqui

pedal-solidario-18-11-2024f

Ciclistas do bem – Pedal solidário arrecada brinquedos para 400 crianças neste Natal

Leia mais
plugins premium WordPress