ter 21/maio/2024 17:08
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Um mundo em nossas mãos

escritoras-cachoeirenses2-07-01-23
Escritoras Cachoeirenses

Sou filha de jornalistas e talvez por isso trago no DNA o gosto pela escrita e pela leitura. Lembro-me de, na minha infância, sempre receber livros de presente, às vezes sozinhos ou acompanhados de algum outro presente. Certa vez, ganhei uma coleção dos livros de Monteiro Lobato e adorava ler em voz alta para minhas bonecas, para meu cachorro Bidu ou para quem estivesse disposto a ouvir. Em minha mente, sempre me rondava o pensamento de um dia me tornar escritora e apresentar diversos mundos para outras pessoas.

Adorava ir às livrarias com meus pais e voltar com sacolas cheias de livros, andar entre as prateleiras e poder sentir um universo de mundos, histórias e personagens que viviam ali, esperando para alguém abri-los e conhecê-los.

Confesso que, apesar de ser uma leitora bem eclética, tenho fascinação por livros de fantasia e suspense. Na minha juventude, devorava os romances policiais de Agatha Christie, com seus mistérios e enigmas, sempre em busca de quem cometeu os crimes e seus mais variados motivos.

Porém, lembro-me de um conjunto de livros que marcou de forma especial a minha vida. As Brumas de Avalon, escrito por Marion Zimmer Bradley, trazia no início algo mais ou menos assim: a história do rei Arthur contada pela visão de várias mulheres. Mesmo sem entender muito na época, hoje compreendo no quanto essa simples frase influenciou minha vida, pois de fato é muito importante termos histórias contadas sob os olhos das mulheres.

Tenho uma filha de 12 anos e um dos nossos momentos especiais diários é o tempo que tiramos para ler juntas. Terça feira passada, ela me ligou super empolgada da escola, para me avisar que tinha uma feira do livros e que queria muito que eu fosse com ela. Lembro-me que naquele dia eu estava muito atarefada e com uma enxaqueca do tamanho do mundo. Mas é claro que fui e compramos um livro, pois memórias como essa são sagradas, não só pelo tempo em que passamos juntas, mas também pela mensagem de que livros são importantes e de que sempre serão os melhores investimentos.

Meu coração se encheu de alegria ao ver a maneira como ela passava pelos livros, observando as capas e descobrindo do que se tratava cada história. Parecia que, em cada toque, ela era capaz de sentir a imensidão que estava dentro de cada um deles. Afinal, ler consiste em vivenciar outras realidades e visões, é ganhar conhecimento e o entendimento de que pessoas pensam e vivem de forma diferente e que não há problema algum nisso. É poder viajar entre reinos e épocas e compreender que letras e folhas são grandes tesouros capazes de mudar vidas e de transformar o mundo.

Acredito que uma das frases mais significativas sobre educação e livros foi dita por Malala: “Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo.” “Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas.” Que possamos valorizar e incentivar cada vez mais a leitura de livros para que possamos formar adultos fortes e capazes de interpretar o mundo a sua volta e realmente fazer a diferença na sociedade como um todo.

Mariana Elmira Lopes Bernardo da Silva. Mãe, mulher, artesã e escritora. Alguém que acredita que a união entre as mulheres salva o mundo
arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais