O Corpo de Bombeiros interditou o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cachoeiro de Itapemirim nesta sexta-feira (18). Com isso, tanto o funcionamento interno quanto o atendimento ao público deverá ser suspenso a partir desta semana.
Entre os principais motivos que levaram o Corpo de Bombeiros a interditar a estrutura é que a escadaria construída há algum tempo para servir de rota de fuga em caso de incêndio apresenta sinais de que está se soltando e com risco de cair.
“Não foi feita a amarração correta da escada nova com a estrutura a antiga e a escada está com risco de cair e atingir pessoas de fora do prédio”, alertou o comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Herbert de Carvalho.
Outra situação de risco é a caixa d’água de reserva técnica para situações de incêndio que está no topo do edifício. A caixa foi esvaziada porque o peso dela cheia oferecia risco tanto para a estrutura do edifício, quanto para a escadaria nova em que está apoiada.
“Com isso, o prédio não tem reserva técnica de água para casos de incêndio”, reforçou Herbert.
O comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros destacou que o INSS já havia sido informado e teve tempo para apresentar as soluções, no entanto, até o momento nenhuma documentação foi apresentada para eliminar os riscos.
“A decisão é baseada em laudos emitidos pela Defesa Civil do município e do Estado e do próprio Corpo de Bombeiros. Nesse momento, não temos nenhuma alternativa para garantir a segurança das pessoas que transitam e nem para os próprios funcionários”, destacou.