sex 26/julho/2024 21:43
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: GovernoES

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

redacao
Redação Dia a Dia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Escola do Futuro localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, iniciou o desenvolvimento de projetos que envolvem robótica educacional e pensamento computacional.

O objetivo é fazer com que os estudantes sejam protagonistas de seus próprios trabalhos, utilizando recursos digitais e metodologias inovadoras, com a integração da educação STEM (das siglas em inglês de Science, Technology, Engineering e Mathematics).

O primeiro trabalho desenvolvido foi o dado eletrônico. A construção do dispositivo utilizou materiais que envolvem robótica e programação como o microcontrolador Arduino UNO R3, jumpers, protoboard, interruptor, display numérico e resistores. O software Arduino IDE foi utilizado para upload do código, que foi ajustado pelas alunas responsáveis pela montagem.

O professor e coordenador de Inovação, Diego Motta Libardi, é o responsável pela robótica na escola e cita que esse é um pequeno passo inicial, mas fundamental para que a educação dê um salto de qualidade com a utilização das tecnologias digitais e a implementação da educação STEM.

A aplicação do método está inclusa em cinco competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está contemplada nas competências específicas e habilidade do currículo do Espírito Santo. O assunto é uma crescente no Brasil e vai ao encontro dos grandes centros de estudos do mundo.

As alunas Gabrielly Oliveira Ferreira e Ana Clara Torres, da 2ª série do Ensino Médio, tiveram aula de robótica e introdução à programação. Elas viram uma oportunidade de desenvolver trabalhos na área, com a chegada do Programa Escola do Futuro.

“Dificilmente podemos fazer esse tipo de trabalho em escolas que não têm os equipamentos necessários. Fazer simulações faz parte do processo, mas executar as montagens na prática é totalmente diferente e motivador”, disse a estudante Gabrielly Oliveira Ferreira.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino.

Um dos principais objetivos do programa é desenvolver competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais