As escolas municipais de Itapemirim, no Litoral Sul do Estado, deverão adotar no ano letivo de 2021 a modalidade de ensino híbrido. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, haverá o retorno gradual às aulas presenciais, com a combinação de aulas remotas e interações presenciais, sendo aplicada ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já do 1º ao 5º ano, a educação infantil e as creches terão aulas remotas.
Na metodologia de ensino híbrido, um grupo de estudantes acompanha a aula presencialmente na escola e os outros alunos da turma participam da mesma aula, simultaneamente, de maneira remota.
O retorno às atividades escolares presenciais deverá seguir protocolos a serem elaborados pelas autoridades sanitárias municipais, bem como demais orientações a serem produzidas pelo Comitê de Medidas Preventivas à Covid-19, para atendimento à educação básica.
Normas excepcionais
De acordo com a secretária de Educação, Viviane da Rocha Peçanha, a Lei Federal 14.040, de 18 de agosto de 2020, estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido por conta da Covid-19.
“Estamos reorganizando o Calendário Escolar, possibilitando atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual. Nossa equipe pedagógica, bem como todos profissionais da educação municipal estão preparados e qualificados para a realização das aulas e atividades presenciais e não presenciais no contexto da pandemia”, afirma a secretária.