sex 19/dezembro/2025 06:17
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Escolas municipais de Cachoeiro conquistam prêmio regional de sustentabilidade

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022, que contempla várias categorias, entre elas a “Escola”, premiou várias unidades da rede municipal de ensino de Cachoeiro. Promovida pela TV Gazeta Sul, a cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (19).

A escola Eliseu Lofêgo, do bairro Rui Ponto Bandeira, ficou com o primeiro lugar,  com o projeto “Jardim do Afeto: Autoestima e amor como sementes para um mundo melhor”.

O foco do projeto é o fortalecimento dos vínculos entre estudantes, professores e familiares, por meio de atividades envolvendo temas relacionados ao meio ambiente.

No mês de junho deste ano a  unidade já havia recebido o certificado “Escola Verde”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro, por suas ações pedagógicas voltadas à preservação da natureza.

Segunda colocada, a escola “Tijuca”, da localidade de mesmo nome, apresentou uma iniciativa voltada à reflexão acerca da importância da reciclagem.

Com o título “Separe, recicle e reutilize seu lixo”, o projeto propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar, com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do correto descarte do lixo urbano.

Na terceira colocação, a escola municipal Padre Jefferson Luis de Magalhães, do bairro Boa Vista, divulgou as ações realizadas por meio do projeto “Cultivando uma cultura sustentável: reduzir, repensar, reciclar, reflorestar e reutilizar para o mundo transformar”.

Entre elas, a produção de recursos pedagógicos reutilizando e reciclando materiais e, também, atividades de plantio e cultivo das mudas.

Presentes na entrega dos prêmios, que aconteceu no auditório do Sest/Senat, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destacaram a importância de levar, para dentro das escolas, o debate sobre a preservação do meio ambiente.

Cristina destacou que os prêmios conquistados por essas escolas, competindo com outras unidades públicas e particulares da região sul do estado, são o reconhecimento do belo trabalho realizado por professores e demais profissionais da educação.

“São projetos voltados a fortalecer, em nossas crianças, o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e a importância de preservá-lo. É um assunto que precisa estar sempre em voga nas escolas”, enfatizou a secretária.

O prefeito frisou que a educação é o pilar mais importante da sociedade. Lembrou que muito mais do que conhecimento, forma cidadãos e cidadãs conscientes e responsáveis, e que nesse contexto, os temas ambientais e as práticas sustentáveis, mais do que nunca, precisam ser trabalhados de forma intensiva no ambiente escolar.

“Tudo para que nossos jovens cresçam sabendo a importância da preservação da nossa casa comum, o meio ambiente. Parabenizo as escolas vencedoras e todas as que têm desenvolvido ações de educação ambiental”, afirmou.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais