sex 24/maio/2024 07:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Escolas municipais de Cachoeiro conquistam prêmio regional de sustentabilidade

redacao
Redação Dia a Dia

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022, que contempla várias categorias, entre elas a “Escola”, premiou várias unidades da rede municipal de ensino de Cachoeiro. Promovida pela TV Gazeta Sul, a cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (19).

A escola Eliseu Lofêgo, do bairro Rui Ponto Bandeira, ficou com o primeiro lugar,  com o projeto “Jardim do Afeto: Autoestima e amor como sementes para um mundo melhor”.

O foco do projeto é o fortalecimento dos vínculos entre estudantes, professores e familiares, por meio de atividades envolvendo temas relacionados ao meio ambiente.

No mês de junho deste ano a  unidade já havia recebido o certificado “Escola Verde”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro, por suas ações pedagógicas voltadas à preservação da natureza.

Segunda colocada, a escola “Tijuca”, da localidade de mesmo nome, apresentou uma iniciativa voltada à reflexão acerca da importância da reciclagem.

Com o título “Separe, recicle e reutilize seu lixo”, o projeto propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar, com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do correto descarte do lixo urbano.

Na terceira colocação, a escola municipal Padre Jefferson Luis de Magalhães, do bairro Boa Vista, divulgou as ações realizadas por meio do projeto “Cultivando uma cultura sustentável: reduzir, repensar, reciclar, reflorestar e reutilizar para o mundo transformar”.

Entre elas, a produção de recursos pedagógicos reutilizando e reciclando materiais e, também, atividades de plantio e cultivo das mudas.

Presentes na entrega dos prêmios, que aconteceu no auditório do Sest/Senat, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destacaram a importância de levar, para dentro das escolas, o debate sobre a preservação do meio ambiente.

Cristina destacou que os prêmios conquistados por essas escolas, competindo com outras unidades públicas e particulares da região sul do estado, são o reconhecimento do belo trabalho realizado por professores e demais profissionais da educação.

“São projetos voltados a fortalecer, em nossas crianças, o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e a importância de preservá-lo. É um assunto que precisa estar sempre em voga nas escolas”, enfatizou a secretária.

O prefeito frisou que a educação é o pilar mais importante da sociedade. Lembrou que muito mais do que conhecimento, forma cidadãos e cidadãs conscientes e responsáveis, e que nesse contexto, os temas ambientais e as práticas sustentáveis, mais do que nunca, precisam ser trabalhados de forma intensiva no ambiente escolar.

“Tudo para que nossos jovens cresçam sabendo a importância da preservação da nossa casa comum, o meio ambiente. Parabenizo as escolas vencedoras e todas as que têm desenvolvido ações de educação ambiental”, afirmou.

culto-mimoso-23-05-2024

Mimoso do Sul: Culto de ação de graças marca 60 dias da enchente e faz homenagem às vítimas

prisao-presidente-kennedy-22-05-2024

Homem é preso após simular acidente de trânsito para matar desafeto em Presidente Kennedy

Baile de Gala 2023b-22-05-2024

Sob nova direção, Caçadores Carnavalescos promete um Baile de Gala inesquecível

roberto-valadao-b-22-05-2024

Governador e prefeito de Cachoeiro decretam luto de três dias pela morte de Valadão

bonecos-croche-presidio

Detentos capixabas produzem bonecos de super-heróis para crianças vítimas da chuva em Mimoso

roberto-valadao-22-05-2024

Cachoeiro perde Roberto Valadão, um de seus filhos mais ilustres

posto-oasis-lacrado-c-15-05-2024

A prefeitura estaria infringindo a lei se renovasse concessão do Posto Oásis, afirma procurador

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

Leia mais