seg 29/abril/2024 17:22
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Freepik

Escolas públicas podem ser obrigadas a falar sobre os riscos do aborto inseguro

redacao
Redação Dia a Dia

As escolas públicas dos ensinos fundamental e médio poderão ter palestras educativas obrigatórias sobre os efeitos físicos, psicológicos, sociais e éticos do aborto, caso seja aprovado o Projeto de Lei 4005/23, que tramita na Câmara de Deputados.

Os palestrantes poderão ser profissionais de saúde, psicólogos técnicos no tema, assistentes sociais e especialistas na área. O projeto estabelece que as palestras tenham caráter informativo e educacional, sem nenhum tipo de posicionamento político, religioso ou ideológico.

De autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos-GO), a proposta prevê palestras a serem ministradas ao menos uma vez por ano, em datas definidas pelo Ministério da Educação, em conjunto com as secretarias de Educação de estados e municípios.

O deputado reforça a importância do tema nas escolas ao citar dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) segundo os quais ocorreram 55 milhões de abortos no mundo entre 2010 e 2014, sendo 45% deles definidos como inseguros.

A entidade define como inseguro o aborto realizado por pessoas sem a habilidade necessária ou em ambiente impróprio para procedimentos médicos.

“Apesar dos avanços científicos capazes de proporcionar um abortamento seguro para a mulher, abortos inseguros continuam a ocorrer, causando aumento dos custos ao sistema de saúde, complicações e mortes maternas”, diz o autor do PL.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A Câmara dos Deputados está analisando também o Projeto de Lei 2674/23, do deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), que determina que as embalagens dos testes de gravidez tenham mensagens obrigatórias contra o aborto e a seguinte frase: “Aborto é crime; aborto traz risco de morte à mãe; a pena por aborto provocado é de 1 a 3 anos de detenção”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Deputado Jeferson Rodrigues. Fonte: Agência Câmara de Notícias
caes-aeroporto-29-04-2024

Após morte de cão durante voo, tutores se manifestam em aeroporto

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Leia mais