Em Cachoeiro de Itapemirim, assim como em várias partes do mundo, algumas pessoas vão participar da Hora do Planeta, movimento global de conscientização pela defesa da natureza, com o ato simbólico de apagar as luzes por uma hora.
Cerca de 50 integrantes do 06/ES Grupo Escoteiro Baden-Powell confirmaram participação no evento, que será às 20h30, em todo mundo.
Antes disso, às 17h30, os escoteiros terão um encontro virtual, como já acontece todo sábado, onde vão conversar sobre temas de rotina dentro da atividade escoteira e também sobre a Hora do Planeta.
As atividades escoteiras eram presenciais antes da chegada da pandemia da Covid-19.
De acordo com o diretor de método escoteiro, Robson Tambarotti, os escoteiros são incentivados a participar da Hora do Planeta por ser uma atividade que estimula a consciência ambiental.
Ele explicou que a questão ambiental é um dos três alvos principais do movimento escoteiro, que também trabalha na área da educação e no serviço social, com visitação de idosos e ações beneficentes.
Hora do Planeta
Participar do movimento Hora do Planeta é simples. Às 20h30, todos, de onde estiverem, devem desligar as lâmpadas de suas casas por cerca de uma hora. Em várias partes, além de residências, também são desligadas as fachadas de prédios e residenciais por 60 minutos.
No Brasil, os escoteiros mobilizaram 497 grupos, com a participação de 21 mil integrantes.
Uma das programações disponíveis no país é o Festival Digital Hora do Planeta com participação de celebridades como Gilberto Gil, o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e o ator Fábio Porchat, além do ativista indígena Ailton Krenak e do comunicador e DJ, Eric Marki Terena.
O evento online já começou, mas terá as principais atrações a partir de 18 horas, seguindo até 20h30, quando ocorre o apagar das luzes.
O evento poderá ser acompanhado abaixo ou diretamente no canal do youtube da organização de defesa do meio ambiente WWF, no endereço www.youtube.com/wwfbrasil.