No mundo atual o direito da mulher de falar é garantido por lei, mas será que elas estão tendo a oportunidade ideal e necessária para trazer o equilíbrio entre tantas outras vozes? Esse lugar de fala feminina se expressa muitas vezes na escrita, onde muitas delas compartilham o saber com tanta profundidade que nos faz parecer estar conversando com a própria alma.
Pensando nisso, o Dia a Dia abre espaço para o projeto “Escritoras Cachoeirenses”, uma série de publicações produzidas por um grupo de mulheres dedicadas à cultura que vai unir a paixão pela escrita ao serviço prestado aos novos talentos que surgirão por meio desta iniciativa.
Inicialmente é importante conhecer como nasceu a ideia, e ouvir (ler) um pouco sobre a visão de mulheres influentes, formadoras de opinião e experientes nesta seara. A pioneira é a escritora membro da Academia Cachoeirense de Letras, Olívia Avelar.
Olívia organizou o projeto e lembra que o primeiro Concurso Literário Secreta Luz, contemplado pela Lei Rubem Braga, premiou textos de autoras mulheres em maio de 2023. Foi nesse contexto que as autoras se conheceram, a partir da publicação de um livreto com os textos vencedores.
Desde então, o projeto prosseguiu, com uma coluna semanal no Dia a Dia, onde são publicados, sempre aos domingos, poemas, contos, crônicas e artigos de opinião. Muitas mulheres contribuíram com textos durante os últimos oito meses.
Para 2024, o projeto passa a se chamar Escritoras Cachoeirenses, um fruto do Projeto Secreta Luz, contando com a participação de cinco mulheres, autoras fixas da coluna, e organizado por Olívia Avelar.
“O objetivo do Escritoras Cachoeirenses é reunir escritoras da nossa cidade e garantir um espaço de publicação. É proporcionar que mulheres que escrevem sejam lidas, que seus textos cheguem aos leitores. Além disso, a formação de um grupo de autoras permite o aprimoramento da escrita de cada uma e possibilita a elaboração de futuros projetos literários”, afirma a organizadora do Escritoras Cachoeirenses
As mulheres que se interessarem podem entrar em contato com ela e se informarem sobre como participar do projeto, através do e-mail [email protected]
Secreta Luz
“O projeto Secreta Luz nasceu da inquietação de uma jovem artista que percebeu o quanto as mulheres escritoras ou amantes da literatura não tinham lugar e nem voz em muitos jornais impressos ou digitais de renome na nossa cidade. É com muita felicidade que vejo o Secreta Luz dando frutos e formatando outro projeto com essa mesma intenção de formar, valorizar e descobrir escritoras e leitoras”, conta Amanda Malta, organizadora do Projeto Secreta Luz.
Depoimentos das Escritoras integrantes do Projeto
“Ser chamada para fazer parte da coluna tem sido um privilégio e me incentiva muito a não parar de escrever, além de fazer perceber algum valor na minha escrita com o feedback dos leitores. Eu comecei a escrever bem nova e eram apenas histórias pra fãs, uma base bem nichada, mas compartilhar a coluna com as meninas, que são da mesma cidade que eu, escrevem maravilhosamente bem e são super simpáticas ainda por cima, é excepcional! Ver nossa fotinha no final do nosso texto é motivo de orgulho! De fato uma experiência engrandecedora, prazerosa e de valor gigantesco.”
Iracema Clevelares
“Participar do Projeto Secreta Luz foi o início de um sonho que vivia em meu coração desde a infância. Poder compartilhar meus textos e ler textos incriveis de mulheres sensacionais tem contribuído de forma significativa para eu continuar trilhando nessa estrada do escrever. 2024 será um ano de muita produção, estudo e aprimoramento para quem sabe, em um futuro próximo, escrever um livro. Enfim, com o Projeto aprendi que sonhos quando trabalhados com amor e empenho podem nos render vivências incriveis e por isso meu coração está cheio de gratidão e a mente de novas histórias.”
Mariana Elmira Lopes Bernardo da Silva
“Escrever sempre foi uma paixão, um sonho, e poder dividir isto com outras mulheres, e além de tudo conterrâneas, tem sido maravilhoso. O projeto começou com uma premissa ótima de criar um espaço onde nós pudéssemos ter voz e lugar em nossa cidade, o que até hoje só fez crescer e melhorar. E para 2024, estamos planejando expandir ainda mais, coletâneas, livros próprios. Com essas mulheres talentosas, o céu é o limite!”
Virgínia Pastore
“Sempre encontrei na escrita uma forma de expressar meus sentimentos. Desde os pequenos diários, cartinhas para amigas em vistosos papéis de carta, já havia ali o desejo de retratar o que eu estava vivendo e sentindo naquele momento. Mais tarde, me identifiquei com as crônicas de Rubem Braga e passei a me dedicar a esse estilo de composição. Tenho uma natureza observadora e contemplativa que me inspira e me faz “fotografar” em palavras aquele pequeno instante. É minha primeira participação no projeto em 2024 e é desafiador sair do anonimato e compartilhar com tantas pessoas o que escrevo. Formidável também encontrar esse grupo de escritoras conterrâneas brilhantes. Que venham novas oportunidades e experiências!“
Raquel Poleto Fonseca.
“Escrever é uma arte e, muitas vezes, não é fácil transcrever o que se pensa e o que se sente e ser compreendida.
Fazer parte dessa tarefa e estar unida a outras mulheres fortes e inspiradoras, me proporcionou momentos de grande aprendizado e fortalecimento. E ter meus textos publicados me fez compreender a importância de analisar muito bem minhas falas e escrita, pois elas chegam a lugares que jamais poderia imaginar. Agradeço a oportunidade, principalmente, por ser uma mulher negra, do interior, que hoje tem seu lugar de fala garantido!”
Dandara Dias de Oliveira