sáb 24/fevereiro/2024 07:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Escritoras Cachoeirenses: a paixão pela escrita dá voz às mulheres da cidade

redacao
Redação Dia a Dia

No mundo atual o direito da mulher de falar é garantido por lei, mas será que elas estão tendo a oportunidade ideal e necessária para trazer o equilíbrio entre tantas outras vozes? Esse lugar de fala feminina se expressa muitas vezes na escrita, onde muitas delas compartilham o saber com tanta profundidade que nos faz parecer estar conversando com a própria alma.

Pensando nisso, o Dia a Dia abre espaço para o projeto “Escritoras Cachoeirenses”, uma série de publicações produzidas por um grupo de mulheres dedicadas à cultura que vai unir a paixão pela escrita ao serviço prestado aos novos talentos que surgirão por meio desta iniciativa.

Inicialmente é importante conhecer como nasceu a ideia, e ouvir (ler) um pouco sobre a visão de mulheres influentes, formadoras de opinião e experientes nesta seara. A pioneira é a escritora membro da Academia Cachoeirense de Letras, Olívia Avelar.

Olívia organizou o projeto e lembra que o primeiro Concurso Literário Secreta Luz, contemplado pela Lei Rubem Braga, premiou textos de autoras mulheres em maio de 2023. Foi nesse contexto que as autoras se conheceram, a partir da publicação de um livreto com os textos vencedores.

Desde então, o projeto prosseguiu, com uma coluna semanal no Dia a Dia, onde são publicados, sempre aos domingos, poemas, contos, crônicas e artigos de opinião. Muitas mulheres contribuíram com textos durante os últimos oito meses.

Para 2024, o projeto passa a se chamar Escritoras Cachoeirenses, um fruto do Projeto Secreta Luz, contando com a participação de cinco mulheres, autoras fixas da coluna, e organizado por Olívia Avelar.

“O objetivo do Escritoras Cachoeirenses é reunir escritoras da nossa cidade e garantir um espaço de publicação. É proporcionar que mulheres que escrevem sejam lidas, que seus textos cheguem aos leitores. Além disso, a formação de um grupo de autoras permite o aprimoramento da escrita de cada uma e possibilita a elaboração de futuros projetos literários”, afirma a organizadora do Escritoras Cachoeirenses

As mulheres que se interessarem podem entrar em contato com ela e se informarem sobre como participar do projeto, através do e-mail [email protected]

Secreta Luz

“O projeto Secreta Luz nasceu da inquietação de uma jovem artista que percebeu o quanto as mulheres escritoras ou amantes da literatura não tinham lugar e nem voz em muitos jornais impressos ou digitais de renome na nossa cidade. É com muita felicidade que vejo o Secreta Luz dando frutos e formatando outro projeto com essa mesma intenção de formar, valorizar e descobrir escritoras e leitoras”, conta Amanda Malta, organizadora do Projeto Secreta Luz.

 

Depoimentos das Escritoras integrantes do Projeto

“Ser chamada para fazer parte da coluna tem sido um privilégio e me incentiva muito a não parar de escrever, além de fazer perceber algum valor na minha escrita com o feedback dos leitores. Eu comecei a escrever bem nova e eram apenas histórias pra fãs, uma base bem nichada, mas compartilhar a coluna com as meninas, que são da mesma cidade que eu, escrevem maravilhosamente bem e são super simpáticas ainda por cima, é excepcional! Ver nossa fotinha no final do nosso texto é motivo de orgulho! De fato uma experiência engrandecedora, prazerosa e de valor gigantesco.”
Iracema Clevelares

 

“Participar do Projeto Secreta Luz foi o início de um sonho que vivia em meu coração desde a infância. Poder compartilhar meus textos e ler textos incriveis de mulheres sensacionais tem contribuído de forma significativa para eu continuar trilhando nessa estrada do escrever. 2024 será um ano de muita produção, estudo e aprimoramento para quem sabe, em um futuro próximo, escrever um livro. Enfim, com o Projeto aprendi que sonhos quando trabalhados com amor e empenho podem nos render vivências incriveis e por isso meu coração está cheio de gratidão e a mente de novas histórias.”
Mariana Elmira Lopes Bernardo da Silva

 

“Escrever sempre foi uma paixão, um sonho, e poder dividir isto com outras mulheres, e além de tudo conterrâneas, tem sido maravilhoso. O projeto começou com uma premissa ótima de criar um espaço onde nós pudéssemos ter voz e lugar em nossa cidade, o que até hoje só fez crescer e melhorar. E para 2024, estamos planejando expandir ainda mais, coletâneas, livros próprios. Com essas mulheres talentosas, o céu é o limite!”
Virgínia Pastore

 

“Sempre encontrei na escrita uma forma de expressar meus sentimentos. Desde os pequenos diários, cartinhas para amigas em vistosos papéis de carta, já havia ali o desejo de retratar o que eu estava vivendo e sentindo naquele momento. Mais tarde, me identifiquei com as crônicas de Rubem Braga e passei a me dedicar a esse estilo de composição. Tenho uma natureza observadora e contemplativa que me inspira e me faz “fotografar” em palavras aquele pequeno instante. É minha primeira participação no projeto em 2024 e é desafiador sair do anonimato e compartilhar com tantas pessoas o que escrevo. Formidável também encontrar esse grupo de escritoras conterrâneas brilhantes. Que venham novas oportunidades e experiências!“
Raquel Poleto Fonseca.

 

“Escrever é uma arte e, muitas vezes, não é fácil transcrever o que se pensa e o que se sente e ser compreendida.
Fazer parte dessa tarefa e estar unida a outras mulheres fortes e inspiradoras, me proporcionou momentos de grande aprendizado e fortalecimento. E ter meus textos publicados me fez compreender a importância de analisar muito bem minhas falas e escrita, pois elas chegam a lugares que jamais poderia imaginar. Agradeço a oportunidade, principalmente, por ser uma mulher negra, do interior, que hoje tem seu lugar de fala garantido!”
Dandara Dias de Oliveira

LéoCamargo

PL lança Léo Camargo na corrida eleitoral pela Prefeitura de Cachoeiro

Senac-02

Empreendedores capixabas concluem formação com foco em Inovação

Conferencia_de_Saude_Presidente_Kennedy

Presidente Kennedy realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

Estadio_Kleber_Andrade

Partida entre Vasco e Volta Redonda no Kleber Andrade terá 170 agentes de segurança

camara-de-itapemirim

Câmara de Itapemirim altera lei e aumenta de 11 para 13 vereadores

vacina_dengue

Vídeo: Chegada da vacina contra dengue no Espírito Santo

Ubu

Festival Arte com Moqueca e Feira do Empreendedor movimenta Ubu neste final de semana

Temporada_de_Areia

Temporada de Areia retorna em março com jogos em diversas modalidades

Leia mais