Alguns motivos de oração que chegam ao conhecimento da Dona Maria Rezadeira possuem nomes bem característicos, como espinhela caída, mau olhado e, segundo ela, o pior deles, o mal de simioto. “A criança fica magrinha. E em menino homem, de cada 100, só um escapa”, alertou.
Conheça cada uma delas
Espinhela caída: é um nome popular para um mal que provoca dor no peito, nas costas e pernas, além de forte cansaço. A espinhela é um osso flexível, parecendo um nervo, na altura da boca do estômago, que pode envergar para dentro. Para saber se está com espinhela caída, a benzedeira mede da ponta do dedo mindinho ao cotovelo. Depois, compara com a medida entre um ombro e outro. Se não coincidir, o diagnóstico é positivo.
Mal do simioto: na tradição popular, quando uma criança está com quadro avançado de desnutrição, logo se imagina que ela está com mingua ou mal do simioto. Também é chamada de doença do macaco em razão da magreza extrema do enfermo. Entre as causas prováveis estão alergias a lactose, glúten e outros alimentos, parasitoses ou infecções.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Mau-olhado: Também conhecido como olho gordo, é a crença de que a inveja de alguém, demonstrada pelo olhar, transmita uma energia negativa que prejudique a realização de algum sonho, cause doenças ou provoque estragos. O alvo do olho gordo pode sentir desânimo, cansaço e ter a impressão de que nada do que faça dá certo.
Continue lendo
Benzedeira de Cachoeiro atende a distância por causa da pandemia
Entrevista com Dona Maria Rezadeira: não posso negar uma reza a ninguém
Respostas de 4
Estou com espinhela caída gostaria que uma benziçao seja feita
Boa tarde.
Eu estou com Espinhela caída.
Tenho desânimo e dor no estômago e não tenho vontade de comer.
ter espinhela caída da desânimo? E você já melhorou? Eu sinto o mesmo.
Eu tive mal de simioto! Hoje tenho muita dor no peito! Parece que tem uma flor em botão dentro de mim! De vez em quando ela se abre, que dor que eu tenho! Só passa a dor, quando eu tomo água gelada! Tem hora que acho que vou morrer!