qua 12/junho/2024 18:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Espírito Santo envia quarta equipe de bombeiros para Rio Grande do Sul

redacao
Redação Dia a Dia

Doze homens e dois cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros partiram na manhã desta terça-feira (29) em missão para o Rio Grande do Sul. Essa é a quarta equipe enviada pelo Espírito Santo para prestar apoio ao povo gaúcho, após as fortes chuvas que atingiram o Estado do sul do País.

A guarnição saiu do Espírito Santo às 10 horas e a previsão é que chegue ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (30). No Estado gaúcho, os capixabas ficarão à disposição do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para dar continuidade às ações de busca, salvamento e distribuição de ajuda humanitária.

O envio de equipes é coordenado, em âmbito nacional, pelo Conselho Nacional de Bombeiros Militares (Ligabom), que realiza a integração das corporações de todo o Brasil.

O objetivo é que os efetivos dos estados sejam empenhados para atender às demandas do Rio Grande do Sul de forma integrada e sem desperdício de recursos. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, deu autorização permanente para o envio de bombeiros capixabas, conforme solicitado pelo planejamento nacional.

Outras três equipes já retornaram

O Espírito Santo participa de um esforço nacional de auxílio ao povo do Rio Grande do Sul. Desde o início de maio, quatro equipes de bombeiros militares já foram enviadas para atuar no Estado. O governo capixaba prestará apoio enquanto for solicitado pelo governo gaúcho.

A primeira guarnição, composta por 11 militares e dois cães da equipe k9, saiu do Espírito Santo no dia 03 de maio e retornou no dia 17.

A segunda equipe, composta por 15 militares, saiu do Espírito Santo no dia 06 de maio e retornou no dia 20.

A terceira equipe, com 12 homens e um cão de busca e resgate, saiu no dia 16 e retornou nesta terça-feira (28).

A quarta equipe, que saiu do Estado também nesta terça-feira (28) tem previsão de permanecer na missão até o dia 09 de junho.

Desde o início da missão, os bombeiros capixabas resgataram 286 pessoas e 81 animais em áreas alagadas, além de localizar restos mortais de duas vítimas que foram soterradas.

A terceira equipe, que chegou nesta terça-feira (28), foi recepcionada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, que parabenizou os militares.

“Vocês realmente são heróis para a gente. Os bombeiros lidam com o salvamento de vidas, recuperação de cidades… eu admiro este trabalho e não é à toa que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas pela sociedade”, enfatizou Eugênio.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou o comprometimento dos militares com a missão:

“Ser bombeiro é mais que um serviço, é um estilo de vida. Cada um de vocês cumpriu com empenho esta missão e eu agradeço, aqui, não só aos militares, mas também às famílias que compreendem a necessidade da nossa presença onde os desastres acontecem”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
audiencia-mimoso-desembargadora-Daniele-12-06-2024

Além de Mimoso, Alegre e Afonso Cláudio podem ficar sem postos da Justiça do Trabalho

Prefeitura_Cachoeiro

Concurso de Cachoeiro. Divulgado resultado final das provas de saúde e educação

casal-morto-castelo-11-06-2024

Mistério em Castelo. Casal é morto a tiros dentro de apartamento

policia-federal-correios-11-06-2024

PF investiga desvio de mercadorias em agência dos Correios de Iconha

vereador morto-kennedy-11-06-2024

Polícia prende 5 e está atrás de mandante da morte de vereador de Kennedy

festival-festa-cachoeiro-10-06-2024

Festival leva variedade de comida, bebida e artesanato à Festa de Cachoeiro

Posto-Justica-trabalhista-do-trabalho-Mimoso

Audiência debate possível fim do posto da Justiça Trabalhista de Mimoso

vargem-alta-c-10-06-2024

PSB apresenta pré-candidatos e debate eleições 2024 em Vargem Alta

Leia mais