ter 21/maio/2024 16:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: GovernoES

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

redacao
Redação Dia a Dia

Em missão empresarial na China, vice-governador Ricardo Ferraço apresenta vantagens comparativas do Espírito Santo para ampliar importações e atrair fábrica de caminhões e ônibus

O primeiro dia de trabalho da missão empresarial que está na China para divulgar e promover o potencial do mercado automotivo do Espírito Santo foi uma visita à sede da Zhongtong Bus, montadora de ônibus e caminhões elétricos localizada em Liaocheng, distante 450 quilômetros de Pequim.

Com 40 anos de mercado e mais de quatro mil trabalhadores, a empresa Zhongtong tem capacidade de produzir 30 mil unidades por ano e já exporta para 100 países.

“Essa é uma visita estratégica. A empresa tem exportações para Argentina, Chile e Colômbia e quer presença no Brasil. Estamos aqui para confirmar que o Espírito Santo está na disputa para receber operações da corporação. Veículos Elétricos! Mostramos aos executivos os atrativos e as vantagens comparativas no nosso Estado em relação a outros estados da federação para viabilizar importações e até ter uma base industrial da montadora em território capixaba”, destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

“Eles estão de olho no mercado brasileiro. Fazem a importação de lítio do Brasil, que inclusive é exportado por portos capixabas. Apresentamos as potencialidades do Estado, nossa eficiência, a qualidade da mão de obra e do capital humano, posição geográfica, infraestrutura logística, portuária, incentivos e a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil para trabalhar na atração deste grande investimento, visando gerar emprego e oportunidade para os capixabas”, completa Ricardo Ferraço.

As condições favoráveis existentes no Espírito Santo tornaram o Estado a mais eficiente porta de entrada de veículos importados no Brasil, com destaque para os elétricos. Em 2023, foram mais de 223 mil unidades desembarcadas pelo complexo portuário capixaba, nacionalizadas nos centros automotivos alfandegados e distribuídas para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e outros.

“Além do hub logístico bem conectado e com pequenas distâncias entre portos e pátios de nacionalização e distribuição, o Estado oferece incentivos fiscais bem atraentes para dar muita competitividade às operações. E isso tem interferência e estímulo decisivos na geração de receitas, postos de trabalho e renda no Espírito Santo”, salienta Ferraço.

De acordo com a Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo do Espírito Santo (Fetransportes), apenas com o desembarque e distribuição dos veículos importados são mais de 1.200 trabalhadores envolvidos na operação da frota de 380 caminhões, que gera milhares de empregos indiretos em postos de combustíveis, concessionárias e outras empresas especializadas do segmento.

Além da Zhongtong Bus, os integrantes da missão empresarial farão visitas às empresas Geely, GAC, NETA, Zeekr, Farizon e SAIC e a BYD e GWM, que já estão operando no Espírito Santo.

A missão empresarial é coordenada pela COMEXPORT, empresa com presença contínua por mais de três décadas na China.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais