O Espírito Santo vai ganhar mais duas unidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A construção será no campus dos municípios de Muniz Freire e Jaguaré. O Estado também terá a ampliação e melhora do sinal de telefonia móvel rural.
Isso será possível porque o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) aprovou três emendas na Lei de Diretrizes Orcamentárias (LDO) que afetarão diretamente a população capixaba e brasileira.
Com a primeira emenda feita na LDO, o parlamentar assegura campus do Ifes nas duas cidades.
A chegada do Instituto contribuirá com a modernização e o desenvolvimento dos municípios, elevando as condições de empregabilidade e qualificando a mão de obra oferecida na região.
Sinal de telefonia
A segunda emenda aprovada garante a ampliação e melhora do sinal de telefonia móvel rural em todo território nacional. A iniciativa visa o aumento da produtividade, maior mobilidade para o produtor rural, aumento de práticas sustentáveis e redução de custos, entre outros.
“Em 2017, somente 41% das propriedades rurais brasileiras apresentavam acesso à internet. Mesmo antigos, os números não passaram por mudanças significativas. Recebo muitas reclamações de moradores do interior. Com a emenda, vamos trazer mais agilidade na comunicação rural”, afirmou o parlamentar.
Com eventos adversos causados pelas mudanças climática, ações de prevenção têm se tornado cada vez mais importantes.
Mapeamento em áreas de risco
Dessa forma, a terceira emenda aprovada assegura maior investimento no mapeamento de áreas de risco das cidades brasileiras, levando em conta que, em 2020, apenas 1.332 municípios brasileiros tinham registros de mapeamento de áreas de risco de inundação em zonas urbanas.
“É imprescindível que o país tenha maior controle sobre seus dados para que um bom plano de prevenção seja implementado. Estamos atentos e lutando para mais recursos na prevenção de desastres naturais”, destaca Gilson Daniel.
Como funciona as emendas à LDO
O Governo Federal envia para o Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com as informações sobre onde serão aplicados todos os recursos federais, no ano seguinte.
Para o governo ter esse orçamento, o congresso precisa aprovar a LDO. Porém, antes da aprovação, muitos deputados fazem emendas à Lei da presidência. Cada deputado tem suas leis de bancadas, que são as emendas parlamentares.
Qualquer projeto que tramita na Câmara dos deputados ou no Senado, dá abertura para que os parlamentares façam emendas, inclusive eles podem suprimir um artigo ou mudar uma palavra da Lei.
Foi exatamente isso que o deputado Gilson Daniel fez. Ele colocou uma emenda ao projeto que veio do presidente e dentro da LDO acrescentou três emendas que forma aprovadas. Assim, já está garantido na Lei autorização para que o Ministério da Educação construa esses dois Ifes e ainda que o Governo faça a ampliação da telefonia rural no país inteiro.
Foto: Deputado federal Gilson Daniel/Divulgação