A Petrobrás doou ao Governo do Espírito Santo cerca de 100 cilindros de oxigênio, que auxiliarão as unidades hospitalares estaduais no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). A doação é capaz de suprir o consumo de oxigênio de 35 a 70 pacientes por 24 horas, e os cilindros, que são reabastecidos regularmente, têm capacidade de suprir o oxigênio entre 208 a 416 pacientes, ao mês.
Os cilindros serão destinados a sete unidades referências no tratamento aos casos moderados e graves da Covid-19. Serão beneficiadas com a doação unidades de norte a sul do Estado, como os hospitais Estaduais Jones dos Santos Neves (HJSN) e Maternidade Silvio Avidos (HMSA), na região Central; Doutor Alceu Melgaço Filho (HDAMF) e Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), na região Norte; no Hospital São José do Calçado (HSJC), na região Sul; e no Dório Silva (HDS) e Hospital Estadual Vila Velha (HESVV), na região Metropolitana de Saúde. A doação também contemplará o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, que recebe pacientes clínicos de longa permanência.
“Durante toda a pandemia, não faltou oxigênio e estamos nos programando para que não falte. Por isso, estamos recebendo estes cilindros, bem como outras ajudas da Petrobras no enfrentamento à Covid. Ainda não superamos a pandemia, que só deve chegar ao fim quando boa parte da população estiver vacinada. Esse trabalho de gestão da pandemia precisa ser feito pelos governos, empresas e por toda a sociedade”, afirmou o governador Casagrande.
O subsecretário de Estado da Saúde, Érico Sangiorgio, destacou a importância das ações entre o Governo e a iniciativa privada. “Neste momento de pandemia, precisamos estar bem articulados com a iniciativa privada e a sociedade civil. São ações importantes como a de hoje que nos ajudam no fortalecimento da saúde no combate à Covid-19”, disse o subsecretário, que também citou as ações realizadas pelo ES Solidário e a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) junto à Vale, na recuperação de respiradores.
Além disso, a Petrobrás anunciou também a doação de uma miniusina de oxigênio para unidade hospitalar. O equipamento será destinado ao HESVV, que já iniciou as adequações para a instalação. A parceria irá viabilizar a implantação de uma usina concentradora de oxigênio, tendo como benefício técnico e econômico a autonomia da unidade em capacidade de abastecimento e de produção de oxigênio, a fim de assegurar o acesso ao tratamento da Covid-19 à população.
“Essa é mais uma ação da Petrobras. Já doamos combustíveis para apoiar as ações do Estado, testes de Covid-19, além de materiais de higiene. Pretendemos doar uma mini usina de oxigênio que deve ser instalada no antigo Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha. Hoje estamos doando esses cilindros de oxigênio para ajudar os hospitais de referência no enfrentamento ao Coronavírus”, reforçou o gerente geral da empresa no Estado, César Cunha.