O Espírito Santo tem 120 casos confirmados de coronavírus até esta quarta-feira (1º). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiga uma morte, mas até o fechamento desta reportagem, nenhum óbito havia sido registrado no Estado por Covid-19.
Entre as cidades que entraram para as estatísticas estão Afonso Cláudio e Aracruz, com um caso cada, respectivamente. Um novo registro de coronavírus foi computado ainda em Castelo.
[infogram id=”casos-por-cidade-1hxr4zqdz7po4yo” prefix=”IGL”]
A informação do caso do paciente do Rio de Janeiro que possui empresa em território capixaba e procurou o serviço de saúde local ao apresentar os sintomas e teve a testagem positiva, foi repassada ao seu estado de origem pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria da Saúde (Sesa) e deixou de ser contabilizado no Estado.
[infogram id=”curva-do-coronavirus-1h7k23glyvqv4xr” prefix=”M3X”]
Na noite de terça-feira (31), a Sesa foi contactada pelo município de Alto Rio Novo, que não reconheceu a notificação de um caso confirmado da Covid-19 no boletim epidemiológico número 33. A Sesa iniciou a apuração dos fatos e concluiu que houve um equívoco por parte de um hospital particular da Grande Vitória que realizou o atendimento e notificou o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) com a amostra.
O hospital reconheceu que se tratava de pacientes homônimos, o que gerou o erro por parte do profissional do próprio hospital no momento da transferência dos dados para o sistema.
Dos casos confirmados, 13 pacientes já estão curados, 88 estão em isolamento residencial e 19 estão internados, sendo nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O Espírito Santo entrou em processo de transmissão comunitária, ou seja, quando não há como identificar onde a contaminação aconteceu.
[infogram id=”covid-19-1h7k23g0xpmg4xr” prefix=”VQK”]
No Brasil já são 6.836 casos confirmados de Covid-19, com um saldo de 240 mortes, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira.
Tratamento
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
Como se prevenir
• Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão.
• Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
• Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal.
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.