O governo do estado deu um importante passo para substituir o uso do papel por documentos digitais na administração pública com a assinatura, nesta quinta-feira (18) de decreto instituindo o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs).
O decreto, assinado pelo governador Renato Casagrande, será publicado na edição do Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (22). A partir da publicação, o sistema já estará disponível para todos os órgãos aderirem.
A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) definirá o calendário de implantação do e-Docs, que deverá ser feita em todo o Poder Executivo Estadual no período máximo de dois anos.
Para o governador Renato Casagrande, a iniciativa tornará mais ágil, eficiente e transparente a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito do Poder Executivo Estadual.
“A gente tem um objetivo claro que é ir caminhando, nos próximos dois anos, para que tenhamos todos os processos internos do Governo de forma digital. Será um passo adiante. Além de economia, irá facilitar o trabalho”, afirmou o governador.
Segundo levantamentos da equipe de implantação do sistema, o estado gasta mais de 500 folhas de papel por minuto. Além da economia gerada com a eliminação do papel, os custos indiretos como transporte de documentos, toners e armazenamento serão reduzidos.