Alunos do ensino médio e profissionais da educação participaram de palestra proferida pelo juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Cachoeiro, Eduardo Geraldo de Matos, na Escola Polivalente do Aquidaban (Escola Getúlio Vargas).
O tema abordado foram os atos infracionais e indisciplinares cometidos dentro e fora das escolas, suas penalidades e consequências.
O magistrado destacou como a dedicação aos estudos pode transformar a realidade das pessoas e citou sua própria trajetória como exemplo, pois vindo de família humilde, ingressou em seu primeiro cargo público por meio de concurso aos 18 anos.
Ressaltou ainda que também por meio de certame fez parte das Forças Armadas e cursou a Faculdade de Direito. Em seguida, tomou posse no cargo de analista judiciário no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, no cargo de juiz no Tribunal de Justiça da Bahia, e, por fim, no cargo que ocupa hoje, de juiz no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, no qual tomou posse em 2014.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Acredito que esse tipo de iniciativa ajuda muito na redução da violência nas escolas. Para mim é uma grande satisfação ir além dos papéis do gabinete, e realizar esse trabalho de cidadania diretamente na sociedade”, ressaltou o palestrante, que também apontou a importância de preparar adequadamente essa geração digital para as novas oportunidades.
A ação faz parte do Projeto Justiça Com a Escola, desenvolvido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Cachoeiro de Itapemirim.
Outras instituições de ensino públicas e privadas, interessadas em promover a palestra, podem fazer contato com o gabinete do magistrado pelo telefone: (28) 3526-5843.