Cidades da Colômbia devastadas pela ação de traficantes e pela pobreza são atualmente exemplos de que é possível mudar a história de uma nação por meio de ações integradas entre o setor público e o privado.
Para debater o tema, o município de Cachoeiro recebe nesta quinta-feira (9) o secretário de Segurança Urbana de Recife (PE), Murilo Cavalcanti, coautor do livro “As lições de Bogotá e Medellín: do caos à referencia mundial”.
A palestra, promovida pela prefeitura, acontecerá no auditório da Faculdade de Direito (FDCI), a partir de 19 horas, de quinta (9), na localidade de Morro Grande.
Murilo é especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana e viajou diversas vezes à Colômbia para analisar a surpreendente transformação naquele país, terra do traficante Pablo Escobar.
O livro reúne textos sobre como essas cidades colombianas se transformaram, reduzindo drasticamente os índices de violência e garantindo mais cidadania e qualidade de vida aos seus habitantes.
Mudança colombiana
Na palestra, Cavalcanti vai falar sobre a experiência colombiana, dando ênfase ao modelo de enfrentamento à violência baseado na conciliação da ‘mão dura’ (repressão, com respeito aos direitos do cidadão) com a ‘mão social’, que é a política de prevenção.
Essa política de prevenção é pautada pela integração de serviços públicos e de oportunidades de educação e lazer em territórios de alta vulnerabilidade social.
“Também irei apresentar a experiência exitosa que temos em Recife com a implantação do Centro Comunitário de Paz (Compaz), equipamento público voltado para a promoção da cidadania, educação e cultura de paz”, ressaltou o palestrante, que foi responsável pela concepção e modelo de gestão do Compaz.
Objetivo da palestra
A realização da palestra é uma iniciativa da Secretaria de Modernização e Análise de Custos de Cachoeiro (Semmac), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).
O secretário de Modernização, Alex da Vitória, ressalta que a vinda de Murilo Cavalcanti a Cachoeiro visa oportunizar o compartilhamento das lições das cidades colombianas que, sob muitos aspectos, se parecem com as cidades brasileiras.
“Bogotá e Medellín deixaram o topo do ranking das cidades mais violentas do mundo para, em um período de 15 anos, se tornarem referência não apenas em segurança pública, mas também em mobilidade, assistência social e soluções urbanísticas inovadoras”, ressaltou Alex.
Ele concluiu: “E essas cidades conseguiram isso a partir de um amplo planejamento, com um conjunto de políticas focadas, principalmente, na valorização do cidadão”.
“As ideias aplicadas em Medellín e Bogotá são inspiradoras. Quando estive em São Paulo, recentemente, me encontrei com o Murilo e fiz o convite pra ele palestrar em Cachoeiro”, disse o prefeito.
Ele reforçou ainda sobre a importância da participação da população na palestra: “Esperamos que o público participe e que cada um entenda a necessidade da contribuição da sociedade como agente transformador para uma cidade cada vez melhor para se viver”.