sáb 28/setembro/2024 07:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto na Exposição. Fotógrafo-cego Jarlison Gradiman Cia Poeticas da Cena Contemporânea

Exposição no Espírito Santo reúne 32 obras de fotógrafos cegos

redacao
Redação Dia a Dia

Depois de passar por Vitória, Linhares e São Mateus, a Escola de Fotógrafos Cegos parte para Colatina, o último destino do norte capixaba.

São 32 obras de autoria dos fotógrafos cegos. A exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” será aberta à visitação pública, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta, nesta sexta-feira (21), às 19 horas, e permanecerá durante um mês na cidade, partindo depois para o sul do Estado.

Com um projeto expográfico para áreas externas concebido por Flora Gurgel, a exposição vem acompanhada de ações educativas, com oficinas, visitas guiadas e rodas de conversa, conduzidas pela equipe da Escola de Fotógrafos Cegos e com a participação dos autores que estarão presentes na abertura.

Itinerância

Exibida ao público pela primeira vez entre maio e junho de 2023 no Parque Moscoso, em Vitória, a exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” já circulou, este ano, por São Mateus (de 12 de abril a 12 de maio) e Linhares (de 17 de maio a 17 de junho).

Foto: Julio Gabriel – Cia Poéticas da Cena Contemporânea

Depois de Colatina, os fotógrafos cegos seguirão para o sul do Estado, expondo em Cachoeiro de Itapemirim, última das quatro cidades a receber o projeto itinerante.

A itinerância da Escola de Fotógrafos Cegos é fruto da iniciativa da Soca Brasil, promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), operacionalizada pelas Secretarias da Cultura (Secult-ES) e da Fazenda (Sefaz-ES), e patrocínio da ES Gás, com apoio cultural do Grupo Energisa.

Processo formativo

A exposição é o resultado de oito meses da oficina de fotografia e das saídas fotográficas da Escola de Fotógrafos Cegos, projeto desenvolvido pela Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil) na Região Metropolitana.

A artista visual Bárbara Bragato, que assina a curadoria, escolheu 32 entre as mais de 30 mil imagens clicadas durante os meses de aprendizado. O método é fundamentado em uma releitura da diretora artística da escola, Rejane Arruda, sobre o trabalho da teórica contemporânea Charlotte Cotton.

A estrutura montada para receber os visitantes contará com recursos de acessibilidade. Cada fotografia terá uma plaqueta com um QR Code que direciona para a audiodescrição da obra. Também fazem parte da equipe intérpretes de Libras para atender as pessoas com deficiência auditiva.

Visitas e roda de conversa

Além das visitas guiadas à exposição voltadas a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e ao público em geral, também haverá oficina de fotografia e rodas de conversa com os fotógrafos cegos sobre a forma de cada um fotografar, perceber o mundo e ter a experiência com o seu ato fotográfico.

Já estão abertos os agendamentos para visitas guiadas em Colatina. Quem estiver interessado em levar um grupo de pessoas para conhecer a exposição precisa contatar o produtor local Marcelo Oliveira [WhatsApp: (27) 99764-8010].

Fique por dentro

COLATINA

  • Inauguração: Sexta (21), às 19 horas
  • Local: Praça Belmiro Teixeira Pimenta – Centro, Colatina
  • Aberta ao público até 21 de julho, das 07 às 22 horas.
  • Agendamentos para grupos: (27) 99764-8010 – produtor local Marcelo Oliveira.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

  • Inauguração: final do mês de julho (data a confirmar)
  • Aberta ao público até o final de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ferraço

Ferraço propõe viaduto para melhorar trânsito no trevo do IBC

Casteglione

Casteglione promete tarifa zero para o transporte coletivo em Cachoeiro

Homem é esfaqueado na Beira Rio em plena luz do dia, em Cachoeiro

Homem é esfaqueado na Beira Rio em plena luz do dia, em Cachoeiro

Lorena Vasques

Renato Casagrande declara apoio a Lorena Vasques para prefeitura de Cachoeiro

Catedral de São Pedro

Monumentos católicos concorrem para as “Sete Maravilhas de Cachoeiro”

Anchieta

Anchieta recebe programação com música e dança nesta sexta e no final de semana

santa_casa_Cachoeiro_11_10_2023

Motociclista cai e fica desacordado após atropelar capivara em Mimoso

urna eletronica

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Leia mais
plugins premium WordPress