O portal Dia a Dia ES contou na última segunda-feira (3) que o cão farejador Urbano, um pastor belga malinois, ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a localizar drogas dentro de uma carreta no km 414 da BR 101, em Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo. E que focinho! Foram mais de 1 tonelada de maconha, a maior apreensão no Estado este ano.
A droga estava acondicionada dentro de carcaças de geladeiras sob uma carga de sucata. Agentes da PRF realizavam fiscalização na rodovia quando abordaram uma carreta Scania atrelada a um semirreboque, conduzida por um homem de 43 anos. Inquirido sobre a procedência e o destino da carga o condutor disse que transportava a sucata de Campo Grande (MS) para Cariacica (ES).
Garra mecânica
O Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF, presente na abordagem, utilizou o cão farejador K9 Urbano que indicou a presença de drogas no compartimento de carga do veículo. Foi necessário a utilização de uma garra mecânica para a retirada das sucatas e a localização de toda a droga que estava escondida.
Após o descarregamento, a equipe encontrou 44 fardos de maconha contendo um total de 887 tabletes, totalizando 1.004 kg. Essa apreensão gerou um prejuízo de R$ 1 milhão para o crime organizado.
O condutor de um veículo Ford/Fiesta, suspeito de realizar a escolta da carreta, conhecido como batedor, também foi detido pela PRF.
Os presos, a droga e os veículos foram encaminhados à Superintendência de Polícia Federal em São Torquato, Vila Velha.