Um conceito considerado inédito está sendo lançado essa semana em Vargem Alta, é o cine ecoturismo, proposta colocada em prática no Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.ema, que segue até este sábado (22) na Reserva Ambiental Águia Branca, situada no município da Região Serrana.
A proposta dos organizadores é unir as atividades culturais e artísticas com o ecoturismo ou turismo ecológico, que é uma atividade turística realizada na natureza, respeitando o meio ambiente, termo já conhecido entre os brasileiros.
“Tradicionalmente, a realização de festivais de cinema movimenta os lugares onde são realizados e os torna conhecidos por isso, como é o caso de Gramado (RS) ou Tiradentes (MG). O que propomos aqui é ampliar esse conceito e levar o cinema para dentro das áreas ambientais”, explica a produtora cultural Tânia Silva.
Tânia é uma das realizadoras do Cine.Ema, evento que pela primeira vez no Estado leva uma tela de cinema para dentro de uma reserva ambiental.
O Cine.Ema Itinerante, em Vargem Alta, marca a abertura de mais este espaço de proteção da natureza no Espírito Santo.
Cine.ema
Realizado há quatro edições em Burarama (ES), o festival ganha uma versão itinerante e apresenta o melhor de suas obras audiovisuais, entre filmes de ficção, animação e documentário que refletem sobre as questões ambientais do nosso tempo.
A programação também contempla shows, oficinas, palestra e outras atividades para adultos e crianças.
Para a realização do festival, a reserva recebeu estrutura com uma tela de cinema de cinco metros e uma tenda transparente com cerca de 20 metros de profundidade, cercada pelo verde das árvores. O evento concentra atenção no público local, buscando aproximar as comunidades vizinhas da reserva.
No futuro, o interesse é que o festival de cinema possa ser realizado em outras áreas ambientais no país, tornando o Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta efetivamente a primeira atividade de “cine ecoturismo” no Brasil.
“A proposta é vislumbrar o cinema e incluí-lo como atividade de lazer e de ecoturismo, uma vez que, integrado à ambientes naturais, pode ampliar e reforçar a consciência ambiental através dos filmes exibidos”, conclui Tânia.
O Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca, com o patrocínio do Grupo Águia Branca. O evento é uma realização da Caju Produções, Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.
Cine ecoturismo
Apesar de ser um termo inédito, o “cine ecoturismo” pode ser entendido como uma experiência de cinema, seja produção ou exibição, que acontece em patrimônios naturais brasileiros que possuam características e ofertas de ecoturismo.
Nesse sentido, o cinema teria um papel fundamental no segmento do turismo ecológico, que é definido pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Embratur como segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
Ecoturismo em Vargem Alta
Além da Reserva Ambiental Águia Branca, que será inaugurada durante a realização do Cine.Ema Itinerante, Vargem Alta possui variadas atrações de ecoturismo.
O cenário da região, com relevo bastante recortado e a riqueza hídrica da cidade, proporcionam belíssimas paisagens como corredeiras, cachoeiras, montanhas e morros que favorecem também a prática de esportes como voo livre, trilhas pela mata.
Também há outras possibilidades dentro dos cinco roteiros turísticos que a região oferece: Roteiro da Uva e do Café, do Verde e das Águas, Sabores da Montanha e o Histórico e Religioso.
A Saíra Apunhalada, ave ameaçada de extinção, tem uma enorme importância para a preservação da mata da região e também é atração de turistas praticantes de observação de aves.