Um legado de luta, protagonismo e transformação social será apresentado no documentário “Nada sobre nós sem nós”, que estreia nesta terça-feira (10) em Vitória e no dia 16 em Cachoeiro de Itapemirim.
O curta, produzido pela estudante de jornalismo e ativista anticapacitista Luísa Pitanga, de 21 anos, resgata a história do movimento de luta por direitos das pessoas com deficiência em Cachoeiro de Itapemirim, desde sua origem nos anos 1980 até os dias atuais.
Nesta terça, o documentário será exibido em Vitória, às 14 horas, no Hub Praça Costa Pereira, Centro.
Já em Cachoeiro, a exibição será no dia 16, às 15h, no Polivalente Aquidabã.
As exibições serão abertas ao público e contarão com recursos de Libras e audiodescrição
O documentário reúne depoimentos de ativistas com deficiência de diferentes gerações, trazendo à tona relatos inéditos e emocionantes que mostram como o movimento se estruturou e o impacto da união de um coletivo historicamente invisibilizado.
Com uma abordagem que evidencia a luta pelo fim do capacitismo, a produção destaca o protagonismo das pessoas com deficiência e a força coletiva na construção de uma sociedade mais inclusiva.
O curta é fruto do trabalho acadêmico de Luísa Pitanga, que além de estudante de jornalismo, é criadora de conteúdo digital, palestrante e defensora ativa dos direitos das pessoas com deficiência.
Filha de Mônica e Bruno Pitanga, Luísa se destaca como uma voz jovem e poderosa na luta anticapacitista, trazendo reflexões importantes para promover mudanças sociais.
Confira as datas
Vitória: 10 de dezembro de 2024, às 14h, no Hub – Praça Costa Pereira, Centro.
Cachoeiro de Itapemirim: 16 de dezembro de 2024, às 15h, no Antigo Polivalente Aquidabã (R. João Franklin Machado, 40, Abelardo Ferreira Machado).
Uma resposta
Já quero ver. Tema muito interesante, e se foi desenvolvido por Luisa Pitanga estará incrivel! Doida pra ver!