dom 3/março/2024 05:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Flanelinhas podem ser presos por até cinco anos por usurpação de função pública

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Desde a suspensão do serviço de estacionamento rotativo pago em Cachoeiro de Itapemirim, em março de 2016, a ação de flanelinhas em alguns pontos da cidade cresce a cada dia, apesar das blitze realizadas.

Na última ação, realizada quinta-feira (14) pela Guarda Municipal, fiscais de postura e PMs, cinco flanelinhas foram conduzidos à 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro por desobediência, uma vez que já haviam sido notificados anteriormente.

No entanto, segundo moradores e motoristas, pouco tempo após a ação dos agentes flanelinhas voltaram às ruas. O problema é que essas pessoas são liberadas tão logo são ouvidas na delegacia.

Uma fonte na área jurídica, ouvida pelo portal Dia a Dia ES, alertou que os flanelinhas podem ser qualificados em outro crime, cuja pena pode ser mais dura, que é o de usurpação do exercício de função pública, uma vez que, em tese, eles estariam cobrando pelo uso de espaço público, no caso, o estacionamento na rua.

O Código Penal estabelece, para este crime, pena de detenção de três meses a dois anos e multa, porém a punição pode ser maior, com reclusão de dois a cinco anos e multa quando o agente tira alguma vantagem, neste caso, o dinheiro recebido pelo motorista ao estacionar no espaço público.

“É função do município o parqueamento público, está no Código de Trânsito Brasileiro. Quem usurpa essa função e aufere dinheiro com ela, que é o caso dos flanelinhas, automaticamente comete o crime de usurpação de função pública qualificada”, explicou.

Nesse caso, os infratores são autuados e conduzidos ao Centro de Detenção Provisória (CDP) e só não continuarão presos por decisão do juiz no momento da audiência de custódia.

Campanha_Dengue

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

PM

Idoso é agredido com socos e chutes dentro de casa em Muqui

Cras_Zumbi

Começa nesta segunda programação especial para o mês da mulher em Cachoeiro

governador

Governadores discutem Gabinete de Inteligência no combate à violência

dengue

Cachoeiro realiza Dia D de combate à dengue neste sábado (2)

Acidente

Colisão entre carreta e automóvel mata uma pessoa em Cachoeiro

Primeiro_Comando

Capturado em Cachoeiro integrante de facção criminosa PCC

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Leia mais