Colaboradores da BRK Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim receberam nesta terça-feira (21) a premiação do concurso “Cuidado que transforma todos os dias”.
A partir dele, a BRK Ambiental estimulou os funcionários a darem visibilidade às ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente que realizam no dia a dia. A premiação ocorreu durante o evento que celebrou o Dia da Árvore, reconhecendo os três melhores vídeos que apresentaram as iniciativas.
O concurso foi lançado no mês de junho e os funcionários da concessionária foram orientados sobre sustentabilidade, captação de imagens, produção e edição de vídeo.
Quinze vídeos foram finalistas da competição, que teve como vencedores Dyulia Eller Passos, Jomar Dias do Nascimento e José Fonseca Lima, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Micheline Bernabé, analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro, destaca que os vencedores foram escolhidos por um comitê com membros das áreas de Comunicação e Sustentabilidade do escritório corporativo da BRK Ambiental, situado em São Paulo.
Segundo ela, foram considerados critérios como coerência com o tema, impacto socioambiental e perenidade da ação.
Os vencedores e as práticas sustentáveis
O projeto vencedor, de Dyulia Passos, que atua na área de Obras, apresentou as práticas sustentáveis que realiza no dia a dia.
Ela faz o reaproveitamento de óleo para fazer sabão caseiro, separação de lixo seco e úmido para reciclagem, reuso de água da máquina de lavar e da lavagem/molho de roupas para a limpeza da casa e reaproveitamento de garrafa pet. Com o primeiro lugar, ela recebeu um notebook como premiação.
“Minha família é do interior, então sempre tivemos essa conscientização e respeito pela natureza. O reaproveitamento dos resíduos é uma forma de darmos um destino nobre a eles e também de economizarmos. Hoje, divido apartamento com duas colegas e esses hábitos são compartilhados entre nós”, afirmou a ganhadora do concurso.
O segundo colocado foi Jomar Dias do Nascimento, da área de Manutenção de Redes, que exibiu práticas como compostagem, produção de sabão a partir do óleo de cozinha, reaproveitamento da água da chuva para a irrigação de horta e separação de resíduos para serem entregues a catadores. Como premiação, ele recebeu um smartphone da concessionária.
O terceiro lugar foi conquistado por José Fonseca Lima, da área de Obras, que levou um tablet para casa. No dia a dia, ele faz a compostagem orgânica com restos de alimentos, que também são utilizados para alimentar a sua criação de galinhas. O profissional ainda apresentou o plantio de árvores frutíferas, que fez para evitar a erosão de um barranco próximo ao local onde mora e o reuso do óleo de cozinha para a fabricação de sabão.
Modo de vida sustentável
A coordenadora da Comunicação da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Carvalho, destaca que o concurso “Cuidado que transforma todos os dias” deu visibilidade às práticas de sustentabilidade ambiental que já são realizadas por muitos funcionários.
Malena diz que o prêmio maior foi conhecer tantas iniciativas importantes, que foram evidenciadas por meio desta premiação, e que a BRK Ambiental tem uma responsabilidade que vai além da oferta dos serviços de água e esgoto.
“Somos uma empresa que tem o compromisso de ser sustentável, por isso, parabenizamos todos aqueles que se sentiram motivados a apresentarem as suas práticas ambientais e mostrarem que estão alinhados e engajados neste mesmo propósito”.
A coordenadora de Comunicação destaca ainda que só com este senso de pertencimento é possível estimular a mudança de atitude em relação ao meio ambiente”.
Distribuição de adubo orgânico no Dia da Árvore
Em comemoração ao Dia da Árvore, a BRK Ambiental encontrou uma forma criativa e consciente para sensibilizar seus funcionários para a importância da preservação do meio ambiente.
A concessionária distribuiu saquinhos de adubo orgânico a cada um dos seus funcionários, que poderão ser utilizados em atividades de jardinagem, hortas, plantio de mudas, entre outras.
O produto foi produzido no gongolário da própria empresa, espaço onde os resíduos de poda e capina da concessionária são dispostos e se transformam em compostos orgânicos por meio de um processo natural, a partir da decomposição. Com essa prática, busca reduzir o impacto na vida útil de aterros sanitários e reaproveitar esses rejeitos.
“Organizamos os saquinhos de adubo para que formassem a imagem de uma grande árvore no ambiente da empresa. Aos poucos eles foram retirados pelos funcionários e agora irão nutrir outras plantas e árvores por toda a cidade”, destacou o responsável pela área de QSSMA da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda.