seg 13/maio/2024 20:14
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Gaymada, uma queimada divertida nas areias de Piúma neste domingo

redacao
Redação Dia a Dia

Está confirmada para este domingo (29), em Piúma, a “1ª Gaymada Itinerante”, uma queimada LGBT+ que acontecerá às 15h00, no campinho de areia do Complexo Willian Damasceno, no início da praia, próximo ao portal da Ilha do Gambá.

O evento ocorre em comemoração ao “Dia Nacional da Visibilidade Trans”.

A Gaymada é proposta pelo Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra + Diversidade do Sul do Espírito Santo (Fepnes), Núcleo de Piúma com o Conselho Estadual LGBT+ e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

O desfile Trans Fashion, que estava programado para esse período na Feira do Sol, foi adiado para o carnaval. O prefeito de Piúma, Paulo Cola, se colocou a disposição para tornar o evento badalado e disse que além de apoiar, quer ser jurado, se o Coletivo resolver promover um concurso de trans.

“É um caso a se pensar. Ter o apoio da Prefeitura já nos honra muito. Nós só queremos dar visibilidade às pessoas que, durante a vida toda sofreram o apagamento da história além do forte preconceito, da homofobia latente e a violência que mancha as estatísticas de sangue, uma vez, que o Brasil é um país com altíssimos índices de homicídio contra pessoas trans”, destacou a jornalista Luciana Maximo, uma das diretoras do Coletivo Piúma.

Ela continua: “Vamos dar visibilidade a pessoas que consomem, gastam dinheiro, promovem, trabalham e agora exigimos, que nossas existências no mundo sejam reconhecidas, protegidas e exaltadas”.

A Feira do Sol se colocou a disposição para patrocinar o Desfile e esclareceu que, as dependências do estabelecimento não comportam um desfile, seja qual for, por conta de os corredores serem apertados para o movimento comercial de praxe.

Desde 2004, janeiro é o mês em que se celebra o dia da Visibilidade Trans. A data lembra o dia em que travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional reivindicar dos parlamentares políticas de equidade e lançar a campanha nacional “Travesti e Respeito”, que acabou se tornando a primeira organizada por e para pessoas trans com foco na promoção do respeito e da cidadania.

 

Importância

Apesar da data exata ser no dia 29, o mês inteiro é marcado por ações com esse foco.

“Enquanto os crimes de ódio existirem, teremos o dever de lutar para desconstruí-los, acreditamos que, ocupar e debater, é necessário, para que possamos viver de maneira justa, inclusiva, com dignidade e igualdade”, destacou a jornalista Luciana Maximo, uma das diretoras do Fepnes, em Piúma.

As diretoras das comissões LGBT, Maria Paula Amaral (Bombom), Samara da Silva Abreu e Agatha Benks, fazem coro que elas têm o “direito de ser, estar e existir”, e seguiram lutando e construindo agendas, para incidir na criação e execução de políticas públicas e garantias dos direitos e respeito às diversidades.

A coordenadora executiva do Fepnes, Luciana Ciríaco Souza (Baiana), afirma que, seguirá na militância pelos direitos dos humanos, pela vida e pela democracia, até que “sejamos de fato respeitado pela nossa subjetividade. O que nos define é o amor ao próximo”.

capixabas-ginastas-ginastica-ritmica-13-05-2024

Com capixabas, Brasil faz sua melhor participação na história da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

tremor-de-terra-em-caxias-do-sul-13-05-2024

Após enchente, moradores de cidade gaúcha acordam assustados com tremores de terra

avenida-francisco-lacerda-de-aguiar-frente-shopping-sul-11-05-2024

Avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir de segunda-feira para obras de recapeamento

livro-velho-gasto-12-05-2024

Livro Velho

mae-negra-com-filha-nas-costas-12-05-2024

Mães têm super poderes

mulher-negra-na-maquina-de-escrever-12-05-2024

Carolinar

ginastas-brasileiras-12-05-2024

Brasileiras levam prata em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Polícia Militar

Marido suspeito de matar a mulher com sete facadas em Jerônimo Monteiro

Leia mais