Milhares de pessoas estão sendo enganadas nestes últimos dias com um golpe pela internet. Criminosos utilizam inteligência artificial para imitar imagens e vozes de pessoas famosas, como Luciano Hang, dono da Havan e o repórter César Tralli, da Rede Globo.
Nas montagens divulgadas nas redes sociais em perfis falsos, as vítimas são levadas a crer que as lojas da Havan, de Luciano Hang, estariam obrigadas pelo Procon a venderem aparelhos celulares da Apple e da Samsung a preços bem abaixo do valor de mercado.
Ver essa foto no Instagram
Os valores baixos e a informação de que haveria poucas unidades em estoque levaram milhares de pessoas a caírem no golpe. As falas de pessoas famosas e as logomarcas de empresas de jornalismo conceituadas reforçaram ainda mais o apelo.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Num dos vídeos, Luciano Hang se identifica como “Véio da Havan” e faz o apelo. A inteligência artificial usada pelos golpistas imita a voz e a movimentação da boca do empresário, fazendo com que muitas vítimas acreditassem ser ele mesmo.
Ao clicar em Saiba Mais a vítima é levada para uma reportagem em uma página fake do G1 para dar credibilidade à informação com um link para outra página falsa da Havan.