Dedicada ao desenvolvimento do setor de rochas ornamentais, um dos mais importantes seguimentos da economia capixaba, a 47ª Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitoria Stone Fair 2019) começou nesta terça-feira (12) e segue ate sexta (15).
A solenidade de abertura do evento, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, contou com a presença do governador Renato Casagrande, que participou com vários membros da equipe de seu governo.
A feira reúne 300 expositores e estima a presença de 15 mil visitantes nesta edição. Os portões abrem às 13 e fecha às 19 horas. No evento, é possível conhecer máquinas, equipamentos, insumos e tecnologias do setor, alem de grande variedade de pedras.
A Vitória Stone Fair é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e da Milanez e Milaneze. O evento tem participantes de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária.
Em discurso, Casagrande ressaltou a importância do setor de rochas para o Espírito Santo: “Não perdi nenhum evento, com ou sem mandato. Sempre fiz questão de vir, pois considero um setor estratégico, que avançou no desenvolvimento de várias regiões”, afirmou.
Ele continuou: “o setor pode ter a certeza que tem no Governo do Estado um aliado, um parceiro para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e uma ponte com o Governo Federal para que estejam ainda mais presentes em nosso Estado.
O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, avaliou ser importante fomentar o Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES) para colaborar com o crescimento do setor de rochas.
“Somente no Espírito Santo temos 93 empresas do segmento contempladas, que geram mais de 5,5 mil empregos. Devemos contribuir para o crescimento da indústria de rochas ornamentais, mercado em que o Estado concentra 79,37% das exportações brasileiras”, destacou.
Conheça mais o setor de rochas
- O Brasil fechou o ano de 2018 como 4º maior exportador mundial de pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas.
- O Espírito Santo é líder nas exportações de rochas ornamentais. Em 2018, permaneceu na hegemonia de principal estado exportador brasileiro, respondendo por US$ 791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país e cerca de 8% do PIB estadual.. Isso é mais do que a soma do todos os outros estados exportadores.
- No ranking das 30 maiores empresas exportadoras do setor em todo Brasil, 28 delas são capixabas.
- Em 2018, os três principais destinos das rochas brasileiras foram: Estados Unidos, China e Itália, respectivamente. Apesar da retração registrada nas exportações para o mercado americano, a China aumentou o consumo dos nossos produtos elevando em 33,4% sua importação de 2015 para 2018.
- O destaque do Espírito Santo não é apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto.
- O setor gera 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, e o número de empresas no Estado chega a 1.600.
- O setor está presente nos 78 municípios do Espírito Santo e exporta para os 5 continentes.
- Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão no Espírito Santo.
- 2/3 da produção nacional é destinada ao mercado interno.
- São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 10.000 empresas instaladas por todo o território nacional.