O governador Renato Casagrande se reuniu nesta terça-feira (5) virtualmente com os prefeitos eleitos e reeleitos das regiões metropolitana e litorânea para discutir ações contra a Covid-19. Do encontro ficou decidido que um comitê será criado para discutir a volta às aulas de forma unificada a partir de fevereiro em todo o Espírito Santo.
Esse comitê será uma parceria entre o governo do Estado, Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e Ministério Público Estadual (MPES).
Participaram do encontro, os prefeitos e secretários de saúde das cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Anchieta, Itapemirim, Aracruz, Linhares, Conceição da Barra, São Mateus, Guarapari, Piúma, Marataízes e Presidente Kennedy.
O governador destacou a importância dos municípios cumprirem os decretos do governo do Estado e de que as decisões diferenciadas sejam mais restritivas.
Casagrande também apontou a importância que os municípios mantenham as pessoas com sintomas em isolamento, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus; que possam trabalhar em conjunto na fiscalização, principalmente evitando aglomerações; e que os prefeitos possam conversar com a sociedade sobre a importância de manter as regras de convivência.
Mapa de Risco
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, apresentou a metodologia da Matriz de Risco. Cerqueira apresentou as fórmulas como são utilizadas na confecção do Mapa de Risco, apresentado toda semana e que define o risco de cada município. Cerqueira destacou que os dados são de conhecimento de toda sociedade e retirado do Painel Covid-19 ES.
Em seguida, o diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apresentou os dados de transmissão e o diretor do Laboratório Central (Lacen), Rodrigo Rodrigues, apresentou os dados e a forma de trabalho do Lacen. Todos esses dados são apresentados semanalmente na reunião da Sala de Situação, que toma as decisões sobre as medidas qualificadas. O secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, apresentou o trabalho que tem sido realizado na Secretaria.
Também se manifestaram o presidente da Amunes, Gilson Daniel; a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e os prefeitos Mateusinho (Conceição da Barra), Arnaldinho Borgo (Vila Velha) e Wanderson Bueno (Viana).
Também participaram do encontro a vice-governadora Jaqueline Moraes e os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Tyago Hoffmann (Governo).