sáb 18/maio/2024 00:10
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação/GovernoES

Governo do Estado autoriza construção de barragem em Cachoeiro de Itapemirim

redacao
Redação Dia a Dia

A Exposul Rural 2024 que acontece no município de Cachoeiro de Itapemirim contou com um anúncio significativo para o setor agropecuário.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), deu a ordem de serviço para a construção da Barragem Córrego Ribeirão Floresta, na parte alta de Burarama, em Cachoeiro. A obra terá um investimento superior a R$ 1,4 milhão.

Com capacidade de armazenamento de 25 mil metros cúbicos de água e uma área alagada de 1,43 hectares, a barragem será utilizada para a segurança da população e para fins de captação para irrigação de lavouras, dessedentação de animais.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, salientou que o intuito é levar segurança hídrica para a população de Burarama.

“Aproveitamos esse momento da abertura da Exposul e assinamos aqui, a pedido do governador do Estado, Renato Casagrande, mais uma importante obra do Governo para armazenamento de água em Ribeirão Floresta, na parte alta de Burarama. O intuito é armazenar na localidade cerca de 25 mil metros cúbicos de água para dar conforto e segurança à população de Burarama, além de reservar água para a agricultura, estimulando a geração de novos negócios e o desenvolvimento local”, ressaltou Bergoli.

A participação da Secretaria da Agricultura na ExpoSul destaca a importância do fortalecimento das práticas agropecuárias, além de reforçar o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e a inovação no âmbito rural.

O evento é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos, conhecer as novidades do setor e discutir o futuro da agricultura e pecuária capixaba e nacional. O evento segue até este domingo (7).

Na programação desta sexta-feira (05), o público contou com um painel levado pela Secretaria da Agricultura, em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar), para debater sobre “Pecuária Leiteira-Oportunidade e desafios para o setor”.

Segundo Filipe Barbosa Martins, coordenador de Produção Animal da Seag e palestrante em um dos painéis, é um evento importante para os pecuaristas terem acesso à informação, novas tecnologias, genética animal, entre outros.

“Vamos falar sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite no Espírito Santo, além de oportunidades e desafios para o setor. O melhoramento genético, como exemplo, pretende o aumento da produção e da produtividade do leite nas propriedades rurais capixabas, faz-se essencial para o atendimento das demandas de lácteos da população capixaba”, ressaltou.

O evento acontece até este domingo (07), no parque de exposições da cidade.

Confira a programação, deste sábado, do estande da Secretaria da Agricultura na Exposul Rural 2024:

Sábado (06/04)

13h: Brucelose: Aspectos Clínicos, Importância Econômica e na Saúde Pública, com as Fiscais Estaduais da Agropecuária Alice Drummond e Macllene Zeferino;
15h: Roda de conversa sobre Brucelose, com o Fiscal Estadual Agropecuário e médico-veterinário Juliano Pereira Chaves. Confira a programação completa do evento: www.exposulrural.com.br.

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Theodorico Ferraço-01-02

Em carta aberta, Ferraço anuncia sua pré-candidatura para prefeito de Cachoeiro

audiencia-camara-cachoeiro-emprestimo-victor-coelho-16-05-2024 (1)

Audiência pública em Cachoeiro: prefeito esclarece empréstimo internacional e debate com a comunidade

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana, diz pesquisador

qualificar-itapemirim

Abertas mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos pelo programa Qualificar ES

Leia mais