ter 21/maio/2024 19:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo entrega 2,6 mil doses de sêmen para melhorar potencial genético do rebanho bovino leiteiro no ES

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou, nesta segunda-feira (17), em Cachoeiro de Itapemirim, mais 2.604 doses de sêmen para melhorar o potencial genético do rebanho bovino leiteiro do Espírito Santo. O investimento é de R$ 300 mil.

A entrega atendeu 54 pecuaristas, com sêmen das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. O objetivo do programa é melhorar geneticamente o rebanho leiteiro capixaba, por meio da biotecnologia de reprodução, que é a inseminação artificial. Com isso, a meta é aumentar a produtividade da pecuária no Espírito Santo.

“Ter programas como esse é importante para retomar o índice de produtividade da pecuária, que é a segunda atividade mais presente nas propriedades rurais do Espírito Santo, gerando renda frequente e diversificando a cultura. A inseminação é fundamental nesse sentido, pois evolui o nível tecnológico com o rebanho, aumentando também a produtividade”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Esta é a segunda entrega do projeto. Na primeira, em dezembro de 2022, foram 2.175 doses de sêmen de touros leiteiros. Ao todo, já foram atendidos 104 pecuaristas dos municípios de Alfredo Chaves, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, João Neiva, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Ponto Belo, Serra e Vila Pavão.

A seleção dos pecuaristas é realizada observando requisitos básicos de estruturação da propriedade, sanidade e alimentação dos animais. As propriedades também precisam estar aptas para utilizar a biotecnologia reprodutiva.

Para participar do projeto, o pecuarista precisa procurar um escritório do Incaper. O órgão, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres), capacita pecuaristas e trabalhadores rurais com curso de inseminação artificial, além do aprimorando para que o uso dessa biotecnologia seja difundido no Estado.

Nos últimos anos, já foram capacitadas mais de duas mil pessoas nos cursos realizados nas fazendas Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, e Experimental de Linhares.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais