sex 1/março/2024 08:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estado reduz índice de gravidez na adolescência em 30% nos últimos seis anos

redacao
Redação Dia a Dia

Os primeiros dias de fevereiro marcam a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

No Espírito Santo, essa redução já é uma realidade importante. O ano de 2023 fechou com o menor índice dos últimos seis anos, representando 10,66% do total de todas as gestações no Estado.

As 5.199 gestações em crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade significou uma redução de, aproximadamente, 33% em 2023, quando comparada ao ano de 2018, que foi de 7.776 gestações.

Os dados são do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). Desde 2019, o Estado vem apresentando índices menores, resultados de ações e trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Saúde (Sesa) com os municípios capixabas, no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

Atividades preventivas

Entre as atividades realizadas pela Atenção Primária, destacam-se as relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, como a vacinação de acordo com calendário para a faixa etária; a dispensação de medicamentos (incluindo remédios para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a sífilis); e a oferta de preservativos femininos e masculinos e de outros métodos anticoncepcionais.

Também é possível ressaltar ações da APS, como a oferta e coleta de exames laboratoriais na UBS (incluindo sorologias IST/AIDS); a consulta médica e de enfermagem com foco na saúde sexual e reprodutiva; as atividades educativas (inclusive nas escolas) em grupos voltados à educação em saúde de adolescentes, jovens, pais, familiares e responsáveis; além das visitas domiciliares quando necessário; entre outras.

“A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada preferencial para a Linha de Cuidado para o adolescente, por ser o serviço mais próximo de cada adolescente e jovem no território. Além disso, é importante destacar que no Programa Saúde na Escola (PSE), presente nos 78 municípios capixabas, um dos temas abordados é prevenção na gravidez na adolescência. A parceria entre a UBS e a escola é fundamental para a prevenção da gravidez na adolescência”, ressaltou a gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas) da Sesa, Daysi Koehler Behning.

Ações de conscientização nas maternidades estaduais

Os hospitais estaduais Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, e no Dr. Jayme Santos Neves, situado na Serra e referência em gestação de alto risco, realizarão, ao longo da semana, peças informativas para a divulgação nas unidades visando à conscientização sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Em 2023, 961 adolescentes entre 13 e 18 anos fizeram acompanhamento no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, sendo realizados 36 partos.

No Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o Himaba, foram registrados 296 partos de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, no período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023.

Além disso, as unidades realizam importantes ações às gestantes. A partir deste ano, os recém-nascidos do Hospital Dr. Jayme já chegam ao mundo ganhando um presente especial, produzido pela técnica de enfermagem Elizabeth Felberk Alves.

A profissional confeccionava toucas para os bebês e para as mães um kit especial de rosquinhas de amamentação.

Outra ação importante desenvolvida é o projeto “Jayme Itinerante”, que tem como missão levar informação e conhecimento diretamente às comunidades, promovendo educação e conscientização.

Entre os locais de visita, estão escolas estaduais, onde os profissionais abordam a temática sobre a gravidez na adolescência. No Himaba, as gestantes e seus recém-nascidos contam com doações diversas de voluntários.

moto_cachoeiro

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Casteglione

PT lança Casteglione pré-candidato de Cachoeiro nesta sexta-feira

RampadoMirante_VargemAlta (1)

Aprovado projeto sobre rampa de voo livre entre Cachoeiro e Vargem Alta

2º Prêmio da Música Capixaba - crédito_Amanda Miranda (2)

3º Prêmio da Música Capixaba: inscrições só até hoje

Veraldino_Marinho

29 de fevereiro, o dia de quem comemora aniversário a cada quatro anos

PRF

PRF faz sequência de prisões e apreensões em quatro cidades do ES

Cuidados_dengue

Espírito Santo é referência para o Dia D contra dengue neste sábado (2)

Fundos_Municipais

Contribuintes destinam parte do Imposto de Renda a fundos municipais

Leia mais