Para comemorar seus 29 anos, o grupo de teatro Rerigtiba reabre as portas neste final de semana, entre sexta(15) e domingo (17), a partir das 19h na sua sede, na Avenida Oliveira,334, Justiça II- Anchieta.
A entrada é gratuita, mas é preciso fazer a reserva em função do número reduzido de assentos do espaço, alertam os organizadores do espetáculo Janelas.
O novo espetáculo, segundo os idealizadores, conta com máscaras inteiras expressivas humanizadas, num jogo cênico de imaginação guiado por três personagens.
Eles relacionam seus modos de fazer as coisas e seus afetos, procurando compartilhar com a plateia a simplicidade e o encantamento de alguns momentos do convívio humano.
“Após um período de mais de dois anos fechados devido as restrições da pandemia, o Grupo Rerigtiba permanece firme, se reinventando e resistindo como um coletivo de artistas pesquisadores das diversas linguagens teatrais nessas quase três décadas de existência, disse a produtora e diretora do grupo Telma Amaral.
Máscaras sob encomenda
Para criação das máscaras utilizadas no espetáculo, o Grupo Rerigtiba convidou um mascareiro de Porto Alegre(RS), especialista nesse tipo de máscara no Brasil.
Fabio Cuelli foi o responsável por orientar as atrizes Marcelle, Sara e Welida no processo de concepção das máscaras e materializou a construção e finalização das máscaras que as atrizes usam na atuação de suas personagens.
SINOPSE
Anabel, Conceição e Risoleta são irmãs, moradoras de uma mesma casa. Senhoras de muita dignidade; nos convidam a testemunhar um dia de sua convivência.
Observamos essas vidas do lado de fora, como uma plateia diante da cena ou confidentes ocultos por trás de uma janela e vemos, aos poucos, que frestas se abrem nos mostrando suas relações, segredos e apegos.
SERVIÇO:
Espetáculo: “JANELAS”
Gênero: Máscaras
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos