O verão chegou e com ele o aumento no fluxo de pessoas que chegam para curtir as praias de Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo. Para prevenir riscos à saúde e aumentar a segurança, a Guarda Municipal (GM) dá algumas dicas para desfrutar do balneário com tranquilidade.
A primeira orientação é, sempre que possível, não sair de carro ou reunir um grupo de amigos e se deslocar em veículo que comporte número maior de pessoas, evitando transtornos e contribuindo com o fluxo do trânsito.
Outra instrução da Guarda é deixar a carteira em casa, portando apenas RG ou CNH e pouco dinheiro (trocado), priorizando os cartões de débito ou crédito.
O diretor da GM, Lázaro Contreiro, enfatiza que ao chegar no local, as pessoas devem identificar banheiros químicos, ambulância e viaturas da Guarda ou PM.
Ponto de referência
Além dessas informações, é importante marcar um ponto de referência, manter os objetos pessoais (carteira, celular, relógio, etc.) próximos, evitando furtos. É preciso ficar atento aos esbarrões e empurrões, pois pode ser armação de alguém tentando roubar seus pertences.
Ao notar briga ou confusão, o mais indicado, segundo a GM, é afastar-se do local e avisar a viatura que estiver no local: “É importante prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor”, evidencia o diretor.
Hidratação
Em relação à saúde, a Guarda afirma que as refeições devem leves e as pessoas precisam se hidratar tomando água o dia todo. Ao ingerir bebida alcoólica, o consumidor deve fazer com moderação, não dirigir e evitar entrar no mar.
Quanto aos shows e eventos de grande aglomeração, a GM enfatiza que assim que eles terminam, o indicado é que as pessoas saiam em grupo, evitando andar em ruas vazias desacompanhadas. No caso de perda de documentos, o primeiro passo é registrar Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia da Polícia Civil ou por meio da Delegacia Eletrônica.
A Guarda Municipal também orienta quanto ao não estacionamento nas vias principais, além da necessidade de todos respeitarem a sinalização, fazendo uso da Rota Alternativa.
Leia mais: Itapemirim divulga rota para desafogar trânsito em Itaoca
Para mais informações ou registro de ocorrências, pode-se entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou 28 3529-5556.
A GM informa ainda que a Prefeitura de Itapemirim disponibiliza 80 salva-vidas diuturnamente, em todo balneário, com serviços especializados em eventos noturnos, além do videomonitoramento 24 horas por dia com câmeras noturnas de alta resolução.