ter 23/abril/2024 02:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Hoje é Dia do Sapo, um anfíbio que desperta curiosidades

redacao
Redação Dia a Dia

Hoje se comemora o dia de um animal simpático, divertido e que traz muitas crenças e supertições ligadas a prosperidade e sorte.

O anfíbio é considerado um símbolo sagrado em diversas culturas e tradições ao redor do mundo. Algumas casas, inclusive, têm um sapo de cerâmica ou metal na porta de entrada.

Uma das mais conhecidas crenças é aquela onde se escreve o nome da pessoa em um pedaço de papel, coloca esse papel dentro da boca do sapo e depois costura a boca do pobre coitado. Uma cena cruel, pois envolve o sofrimento de um animal.

Vilão ou vítima?

Brincadeiras e supertições à parte, hoje, 20 de março, Dia Mundial do Sapo, já se sabe que estes anfíbios representam os animais vertebrados mais ameaçados do mundo.

Antes de representar um risco ou causar medo nas pessoas, o sapo tem sido ameaçado de extinção, o que mostra que provavelmente a espécie ocupa um lugar de vítima e não de vilão.

Desde meados do século passado, as populações de anfíbios têm enfrentado uma redução significativa e, nos últimos 40 anos, mais de 120 espécies desapareceram do nosso planeta.

Atualmente, os anfíbios representam os vertebrados mais ameaçados do mundo, com aproximadamente 40% das espécies correndo o risco de desaparecer nas próximas décadas, conforme a pesquisadora Rachel Montesinos, especialista em anfíbios no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Na Mata Atlântica, o número passa de 600, sendo 90% delas endêmicas – espécies que somente são encontradas nesse bioma. Segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês), 195 espécies estão ameaçadas no Brasil.

Aliado contra dengue

Diversos fatores ameaçam essas populações, incluindo doenças fúngicas emergentes, perda de habitat devido ao aumento do desmatamento, uso indiscriminado de pesticidas em lavouras e plantações e mudanças climáticas.

Os anfíbios desempenham papel fundamental na natureza e são importantes para a sobrevivência da espécie humana.

Sapos, rãs e pererecas são predadores naturais, contribuindo no controle de vetores responsáveis pela propagação de doenças como dengue, chikungunya, malária e febre amarela.

Também contribuem na redução de pragas em lavouras, pois se alimentam delas. “Atualmente estamos vivendo uma epidemia de dengue em diversas regiões do Brasil. Os anfíbios contribuem para redução dos vetores. Também podem contribuir para o aumento da produção agrícola”, destaca Rachel.

Atividades

No Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, sede do INMA, em Santa Teresa, está programada para o dia 23, a atividade “Um salto na conservação: a importância dos anfíbios”, que envolve apresentação sobre os anfíbios, sua importância, seu estado de conservação e curiosidades, além de oficina de origami, na qual crianças e adultos poderão criar sapinhos utilizando apenas uma folha de papel.

“Essa atividade foi concebida para reforçar a importância dos sapos e promover o uso consciente de materiais facilmente degradáveis que não poluem o planeta, como o papel”, afirma Rachel.

Santa Teresa, município da região central serrana do Espírito Santo, é uma das regiões mais diversas do mundo quando se trata de anfíbios, abrigando cerca de 110 espécies.

Dessas, 24 ocorrem no parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão. “Isso significa que, ao menos, uma em cada quatro espécies que ocorrem em Santa Teresa estão no INMA!.”

Além dessa riqueza em vida livre, o INMA abriga uma importante coleção zoológica, que serve de base para diversos estudos. Nela estão mais de 12 mil indivíduos de anfíbios, sendo 69 deles coletados no parque.

Serviço:

Um salto na conservação: a importância dos anfíbios
Sábado, 23 de março
14 às 17 horas
Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA )
(Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES)

Cartão_Reconstrução_22_04

Cartão Reconstrução de R$ 3,5 mil começa a ser entregue nos municípios do Sul do Estado

Benefícios_fiscais_vítimas_chuvas_22_04_24

Vítimas das chuvas no sul do ES vão ter benefícios fiscais

Santa Casa Cachoeiro

Casal permanece em estado grave após marido atirar na esposa e tentar suicídio

Influenza_Aviária_22_04

ES vai receber a 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste

livro-21-04-2024

Um mundo em nossas mãos

mutirao_dividas08-07

Procon de Cachoeiro e Dacasa Financeira realizam mutirão de negociação de dívidas

PM

Homem é encontrado morto no meio de estrada em Mimoso

livro-leitura-21-04-2024

Dia Mundial do Livro, Lua e um Miniconto

Leia mais