sáb 20/abril/2024 04:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Homenageados prestigiam mural artístico de Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

Imagina se ver retratado num mural artístico em pleno Centro da cidade. Essa emoção foi sentida de perto por homenageados que estiveram na inauguração do mural Trilhos da História, um painel com pinturas em homenagem a ícones cachoeirenses, que fica na Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage.

O painel foi inaugurado na noite de quarta-feira (20), com a presença de autoridades de Cachoeiro de Itapemirim, representantes das artes e familiares de alguns dos homenageados. Além desses, Neném Doido, Dona Maria Laurinda e Zozô, figuras que ilustram o mural, também acompanharam a cerimônia, que contou com uma programação especial.

Foram realizadas diversas apresentações musicais, instrumentais, de dança e de cultura popular e folclórica – roda de capoeira e Caxambu –, que exaltaram cada homenageado e encantaram o público.
Presente na inauguração, o prefeito Victor Coelho ressaltou a importância de mais uma ação artística em Cachoeiro.

“É uma emoção muito grande. Cachoeiro continua sendo uma terra em que brotam artistas talentosos. Colorir nossa cidade com homenagens a esses ícones, com certeza, tem deixado nosso município mais belo e mais alegre. Nós sabemos do potencial de Cachoeiro de ser, cada vez mais, bonita. Começamos a demonstrar isso com as revitalizações dos canteiros e paisagismo, e, agora, com as pinturas e isso motiva a vermos nossa cidade mais cuidada e valorizada” completou.

Vista geral do mural Trilhos da História. Foto: PMCI

“Este mural é mais ação de reconhecimento a nomes que fizeram e fazem Cachoeiro grande. E além de homenageá-los, podemos, ainda, investir na proposta de educação patrimonial e no sentimento de pertencimento, porque, acreditamos que os cachoeirenses e visitantes, quando virem essa arte maravilhosa, terão a curiosidade de querer saber, caso não saibam, quem foram essas pessoas e isso vai gerar mais amor e cuidado por nossa cidade e nossa história”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Artistas

Formado por quatro telas e com, aproximadamente, 52 metros de extensão e 6 metros de altura, o mural recebeu intervenções dos artistas cachoeirenses Rudson Costa e Jeferson Braga Martins, além de Starley Bonfim Silva, de Vitória, que foram selecionados por meio do resultado do edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

Responsável por retratar a tela com os ícones Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva, Rudson Costa avaliou que, além do valor visual que a arte trará para a cidade, o mural servirá, também, para despertar interesse do cachoeirense pelo município.

“O cidadão se sentirá empoderado, porque verá a quantidade de ícones que saíram daqui, para marcar o mundo, cada um à sua maneira. Além disso, é um grande fomento à arte do grafite, tendo, como tela, esses painéis ao ar livre, isso mostra a valorização da gestão com todos os tipos de arte”, salientou. É de Rudson, também, a arte que homenageia as personalidades folclóricas Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Neném Doido, Geraldo e Agulha.

“Esse painel é um diferencial para a cultura de Cachoeiro, como um dos maiores do Estado. O mural veio somar em relação ao aspecto visual da cidade. Certamente, as novas gerações, ao verem essa arte, serão influenciadas a não somente conhecerem quem foram essas pessoas tão ilustres, mas, também, a desenvolverem habilidades artísticas. A arte, cultura e o turismo do nosso município ganham muito com isso”, declara Jeferson Braga Martins, artista que homenageou grandes nomes do cenário literário e cultural de Cachoeiro, como Jece Valadão, Levino Fanzeres, Rubem Braga, Newton Braga, Dedé Caiano e Evandro Moreira.

Cultura popular

A terceira tela, composta por mestres da cultura popular, como João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina, Mestre Salatiel e Mestre Volmir, foi criada por Starley Bonfim Silva.

Além de tornar o painel mais uma atração para visitação, no corredor cultural formado pelo Museu Ferroviário, pela Casa de Cultura Roberto Carlos e pela centenária Ponte de Ferro, a intenção da Semcult é, também, valorizar e dar visibilidade ao trabalho dos artistas visuais contemporâneos do município.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais