O Hospital Evangélico e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (Gapcci) iniciaram nesta segunda-feira (1) a campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama. Ao longo do mês haverá palestras, caminhadas e a realização de 150 exames gratuitos de mamografia.
De acordo com a médica oncologista do Hospital Evangélico, Sabina Aleixo, os eventos tem como objetivo chamar a atenção da população para as causas do câncer de mama que é o segundo tipo de patologia que mais atinge as mulheres.
“O autoexame é importante, mas ele não detecta tumores pequenos. Geralmente a mulher quando o sente, ele já está com cerca de dois centímetros. A mamografia consegue detectar tumores milimétricos possibilitando um tratamento mais curto e com maiores chances de cura,” alertou.
O Hospital Evangélico tem atualmente registrado 1.300 casos de câncer tratamento por mês. Desses, 665 são mulheres com câncer de mama, sendo 82 paliativos e 583 com intenção de cura (já incluído o tratamento hormonal e não somente a quimioterapia).
Do total de novos casos diagnosticados mensalmente no setor de Oncologia do Hospital Evangélico todo mês, 10 a 15 são de câncer de mama.
Dentro da programação haverá nesta sexta (5) o lançamento do Projeto “Estrelas do Gapcci” que reúne nove profissionais da fotografia numa grande exposição de fotos de nossas pacientes.
No dia 11 haverá a tradicional Caminhada Outubro Rosa, saindo às 08h da Praça de Fátima, pintando o centro da cidade de rosa, como todos os anos.
No dia 18 a organização promove uma capacitação com o tema “Prevenção e manejo do paciente oncológico na APS”. Será no Hotel Bristol e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail casadeapoiocancer@gmail.com.
Já no dia 27 haverá o II Simpósio de Fisioterapia, discutindo o tema “Aprimorando o atendimento fitoterápico de câncer de mama”. As Inscrições podem ser feitas pelo site www.even3.com.br/sfheci.
E fechando o mês, no dia 31 haverá uma ação social com vários atendimentos para as mulheres e a triagem e liberação de 150 exames de mamografia. Terão direito à mamografia mulheres acima de 50 anos de idade.