O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) iniciou nesta segunda-feira (1) o período de inscrição para 3.654 vagas em cursos técnicos e pelo Proeja em todo o estado.
Deste total, 808 vagas estão nos campus de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Piúma, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.
No campus de Cachoeiro estão disponíveis 116 vagas. São 76 oportunidades para curso de técnico em informática, 76 para técnico em eletromecânica e 40 para técnico em mineração.
São dois editais abertos. O edital PS 01/2019 oferta 3.654 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.
Já o edital 02/2019 é destinado a cursos da modalidade de jovens e adultos (Proeja), com a oferta de 202 vagas.
Para o PS 01/2019, as inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (1°) e vão até o dia 4 de novembro, pelo site do Ifes. A taxa de inscrição é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 26 de outubro.
O processo seletivo acontecerá por meio de provas objetivas, que serão aplicadas no dia 2 de dezembro. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 21 de dezembro.
Para o PS 02/2019, as inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (1°) e vão até o dia 5 de novembro, presencialmente no campus de interesse, nos horários indicados no edital. As inscrições são gratuitas.
O processo seletivo acontecerá por meio de palestra informativa e análise socioeducacional, nos campi Vitória e Santa Teresa; e por meio de provas objetivas, no Campus Serra. O resultado final também será divulgado em 21 de dezembro.
Metade das oportunidades no Ifes é destinada a ações afirmativas, conhecidas popularmente como cotas.
Para os cursos integrados, podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.
Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes. A série da concomitância varia de acordo com o curso.
Já para os cursos subsequentes, as são voltadas a quem já concluiu o ensino médio. No caso dos cursos do Proeja, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio.
Faça a inscrição ou acesse o edital dos cursos neste Link
VAGAS
Cachoeiro
- Eletromecânica (matutino) – 40 vagas
- Informática (matutino) – 40 vagas
- Eletromecânica (noturno) – 36 vagas
- Mineração (noturno) – 36 vagas
- Informática (noturno) – 36 vagas
Alegre
- Técnico em Agroindústria (integral) – 36 vagas
- Técnico em Agropecuária (integral) – 120 vagas
- Técnico em Informática (integral) – 36 vagas
Ibatiba
- Florestas (matutino) – 70 vagas
- Meio Ambiente (vespertino) – 70 vagas
Piúma
- Aquicultura (matutino) – 36 vagas
- Aquicultura (vespertino) – 36 vagas
- Pesca (matutino) – 36 vagas
- Pesca (vespertino) – 36 vagas
Venda Nova do Imigrante
- Agroindústria (matutino) – 72 vagas
- Administração (matutino) – 72 vagas