ter 21/maio/2024 20:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Hospital Unimed realiza sua primeira cirurgia cardíaca

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O Hospital Unimed realizou, no último dia 25, a sua primeira cirurgia cardíaca com Circulação Extracorpórea (CEC).

O  procedimento de revascularização do miocárdio (ponte de safena) foi realizado em um paciente de 86 anos e a cirurgia durou cerca de seis horas, dentro do planejado e sem intercorrências, informa o cirurgião cardiovascular e coordenador da Unimed Coração, Lisandro Gonçalves Azeredo.

O médico diz que a cirurgia marca uma nova etapa da cooperativa de saúde, com um cuidado completo e integrado em procedimentos de alta complexidade e tratamento clínico especializado dedicados exclusivamente ao coração.

Lisandro informa que uma equipe de dez profissionais de saúde, sendo três cirurgiões cardíacos, um anestesiologista, uma biomédica perfusionista, uma instrumentadora cirúrgica e profissionais de Enfermagem, participaram da cirurgia.

Segundo, a alta hospitalar deverá ocorrer entre seis e dez dias e a recuperação integral leva de dois a três meses, período necessário para a cicatrização do tórax do paciente.

O médico esclarece que esta é uma cirurgia de alta complexidade para tratar obstruções coronarianas graves e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, criando um caminho alternativo para o sangue, as chamadas pontes.

“O procedimento foi feito com circulação extracorpórea, quando é necessário parar temporariamente o coração enquanto um aparelho controla a circulação e a oxigenação do sangue, substituindo a função do coração e dos pulmões enquanto a cirurgia é realizada”, explica Lisandro Azeredo.

Segundo o cirurgião cardiovascular, a complexidade do procedimento demanda uma estrutura de ponta e profissionais altamente especializados, o que só foi possível com a inauguração do novo Hospital Unimed e da Unidade Coronariana e Neurológica (UCON) do hospital, que traz o conceito de Unimed Coração.

“Com a UCON, temos o melhor recurso tecnológico disponível para cirurgias com esta, que utilizou, por exemplo, a monitorização hemodinâmica contínua não invasiva e a ecografia à beira do leito, oferecendo mais segurança na realização do procedimento”, destaca.

Gediel Teixeira Xavier, diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, ressalta que a estrutura completa do Hospital Unimed, com serviços de diagnósticos, laboratório, UTI especializada, banco de sangue, entre outros, oferece mais conforto, segurança e comodidade aos clientes que necessitam de procedimentos de pequena, média ou alta complexidade.

“Somos a única operadora de saúde com hospital próprio na região, que hoje está integrado a uma rede própria que também é completa e possui o maior número de médicos cooperados. Isso permite que o cliente Unimed faça todo o seu tratamento aqui mesmo na região Sul com a melhor estrutura e atendimento em saúde”, completa.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais