As chuvas que caíram nesta terça-feira (25) em vários municípios do Espírito Santo, e que provocaram estragos na zona urbana e rural, afetaram também os moradores de ibitirama, na Região do Caparaó, onde houve queda de granizo. O volume chegou a 106 mm em 24 horas, informa a Defesa Civil estadual.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Herivelto Loura, o tempo de duração das chuvas foi de 1h30, mas suficiente para que lavouras de várias comunidades, principalmente as de milho, fossem completamente destruídas.
Herivelto conta que na zona urbana alguns imóveis tiveram prejuízo, entre eles a sede da Apae, onde o muro caiu, e da Secretaria de Educação, que foi destelhada pelos fortes ventos. Também caíram muitas árvores e barreiras, informa.
Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta quarta-feira (26), Ibiraçu, no Norte do Estado, ao lado de Ibitirama, foi a que teve os maiores volumes de chuva em 24 horas, com acumulado 105,8 milímetros.
Segundo previsão do Climatempo, ainda deve chover esta semana no município, mas com com períodos de sol. Os demais município com grandes volume de chuvas foram Santa Leopoldina, com 68.28 milímetros, Aracruz, com 67,69, Serra com 57,20, João Neiva, que teve 39,28, Vila Pavão, com 38.80, Santa Maria de Jetibá, com 38.29, Rio Bananal (onde um trabalhador de 23 anos sofreu uma descarga elétrica e morreu), com 35,60.
Além destes, Pancas, com 35.21 e Viana, com 34.24 milímetros. Os demais municípios tiveram volume de chuvas inferior a 30 mm.
Segundo o boletim emitido pela Defesa Civil, nesta quarta-feira, de maneira geral, devem ocorrer mais aberturas de sol e aumento de temperatura no estado, mas não se descarta alguma pancada rápida de chuva, mesmo que mal distribuída e com possíveis trovoadas, podendo ser localmente moderada.
Já a quinta-feira (27) deve apresentar maiores períodos de tempo aberto no estado, ainda com possibilidade de chuva passageira no nordeste do Estado. Não há expectativa de chuva para as demais regiões e a temperatura aumenta rapidamente.