seg 16/maio/2022 12:50

Idaf faz monitoramento para constatar ausência da peste suína clássica no Espírito Santo

Idaf faz monitoramento para constatar ausência da peste suína clássica no Espírito Santo
DiaaDiaES.com.br

Até o final de abril, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza monitoramento para comprovação da ausência da peste suína clássica (PSC) no Estado.

O trabalho começou em março e será realizado em 80 granjas comerciais cadastradas junto ao Instituto, envolvendo mais de 182 mil animais, distribuídos em 33 municípios diferentes.

Segundo a médica-veterinária do Idaf, Luciana Caldas Zetun, além de comprovar a ausência de circulação do vírus da PSC, o monitoramento visa à manutenção do status sanitário do Estado.

“O Espírito Santo é livre da Peste Suína Clássica há mais de trinta anos e esse trabalho é uma das medidas importantes para garantir que possamos manter essa condição, conferindo ao Estado a possibilidade de exportar a carne suína para outros mercados”, diz Luciana.

Além do monitoramento, que é realizado em granjas comerciais semestralmente, o Idaf também é responsável pelo inquérito sorológico, desenvolvido a cada dois anos com criatórios de subsistência. O resultado do último inquérito foi apresentado em 2016, atestando a sanidade do rebanho de suínos do Espírito Santo.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: