dom 22/dezembro/2024 22:16
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Campus do Ifes de Alegre. Foto: Alessandro de Paula

Ifes de Alegre vacina alunos e servidores após caso suspeito de sarampo

Andréia Pegoretti

O campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou nesta sexta-feira (16) que iniciou um trabalho de vacinação de seus alunos e servidores após o registro de uma suspeita de sarampo em um estudante da instituição.

“O técnico em enfermagem do campus já acionou uma equipe da Secretaria de Saúde do município e iniciou a imunização de alunos e servidores que não estiverem com as vacinas em dia, a partir da conferência dos cartões de vacinação”, disse o comunicado enviado pelo Ifes.

Áudio

O caso, o primeiro do município, é investigado pela Secretaria de Saúde e Saneamento local. A prefeitura também divulgou nesta sexta-feira (16) um comunicado para informar o quadro do paciente e esclarecer a situação após um áudio vazado viralizar nas redes sociais falando sobre um eventual surto da doença, assustando os moradores.

Segundo a secretaria, o paciente se submeteu a novos exames e não há risco de contágio. Sobre a onda de temor na cidade, o órgão disse que na última quinta-feira (15), feriado local, a coordenadora do Centro de Vigilância encaminhou um áudio aos enfermeiros e coordenadores de unidades de saúde informando o resultado do teste.

No entanto, a notícia acabou sendo propagada de forma alarmante. O áudio, alega a secretaria, foi compartilhado para orientar e mobilizar os profissionais para as ações de vacinação contra o sarampo, que já estavam estabelecidas no cronograma de trabalho do Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Alegre.

Por nota, a secretaria tranquiliza os moradores, “já que 98% da população alegrense foi vacinada contra o sarampo e que a vacina faz parte da rotina diária de trabalho de imunização do município”.

Vacinação

Alegre recebeu na quinta-feira as vacinas que serão distribuídas em todas as unidades de saúde da cidade. As doses têm como público-alvo: crianças a partir de 1 ano e jovens até 29 anos, que necessitarão tomar duas doses, orientados pelos profissionais de saúde dos bairros; e adultos de 30 a 49 anos, em dose única.

Aqueles que já tomaram a vacina não necessitam receber mais, mas é importante checar o cartão de vacinação na unidade de saúde mais próxima.

Grávidas e crianças de seis meses a um ano apenas receberão a dose caso necessitem se deslocar para áreas de risco, mas é importante ter o acompanhamento de profissionais de saúde devidamente qualificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress