Se você é daquelas pessoas que aprecia um bom passeio de escuna, águas cristalinas do mar e de quebra um mergulho para ver espécies lindas de peixes então precisa conhecer a Ilha dos Franceses, em Itapemirim.
O local tem esse nome porque em 1555 a ilha serviu de base de apoio para os franceses durante a invasão ao litoral de Itapemirim. E essa história ainda traz muito mistério envolvendo o Buraco do Judeu, uma fenda no meio das pedras, onde diz a lenda que tem conexão com o continente até o Monte Aghá.
A Ilha dos Franceses está localizada a 3,5 quilômetros de Itaoca e destaca-se pela sua beleza de muito verde e águas cristalinas. É uma região de alta viscosidade, ótima para pesca e mergulhos, porque tem espécies variadas de peixes e a apreciação também em terra de aves raras que habitam por ali.
Um farol de 12 metros foi construído em 1730 e funciona até hoje, ajudando a sinalizar a existência da faixa de terra às embarcações que passam pela área. Ele é mantido pela Marinha do Brasil e não está aberto a visitações sem autorização das autoridades e com monitoramento.
Para chegar à Ilha dos Franceses somente navegando e na Praia de Itaoca estão disponíveis sete embarcações, quatro escunas e três barcos, que oferecem o serviço de travessia do mar até lá. Elas saem da Praça ou das pedras de Itaoca, todos os dias, das 8 às 15 horas.
Serviço
Ilha dos Franceses – Itapemirim
Como chegar
São 7 embarcações durante a alta temporada, quatro escunas e 3 barcos, que partem todos os dias, das 8 às 15 horas, da Praça e das pedras de Itaoca.